Silvio Almeida condena ataque ao povo Yanomami: "essa barbaridade não ficará sem resposta"

Ministro dos Direitos Humanos condenou o ataque a tiros por garimpeiros contra indígenas em território Yanomami

Ministro Silvio Almeida e homem indígena
Ministro Silvio Almeida e homem indígena (Foto: Reprodução/Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida reagiu com indignação ao ataque de garimpeiros na Terra Indígena Yanomami, que resultou em uma pessoa morta e outras duas feridas neste sábado (30).

Pelo Twitter, Silvio Almeida disse o crime contra os indígenas não ficará impune. "Recebi com indignação as notícias do ataque a tiros efetuado por garimpeiros contra indígenas, em território Yanomami. O @mdhcbrasil integrará a comitiva que amanhã irá a Roraima juntamente com outros Ministérios. Essa barbaridade não ficará sem resposta", afirmou o ministro. 

continua após o anúncio

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, cobrou uma investigação por parte da Polícia Federal (PF). 

O ataque ocorreu neste sábado (29) na comunidade Uxiú, localizada na Terra Indígena Yanomami. Os indígenas feridos foram resgatados por profissionais do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami e levados ao Centro de Referência na comunidade de Surucucu. Infelizmente, um dos indígenas não resistiu aos ferimentos e faleceu durante a noite, antes de ser removido para um hospital em Boa Vista. A vítima era um agente de saúde na terra Yanomami. 

continua após o anúncio

De acordo com Júnior Hekurari Yanomami, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), os garimpeiros ainda presentes na região foram responsáveis ​​por disparos contra os indígenas.

A Terra Indígena Yanomami enfrenta uma emergência de saúde pública desde janeiro, decretada pelo governo federal. Desde 2021, os indígenas têm denunciado a fome e doenças como a malária causadas pela invasão de garimpeiros ilegais na região. 

continua após o anúncio

O governo federal tem realizado operações para combater o garimpo ilegal e fornecido alimentos para as comunidades indígenas da região. No entanto, a violência recente destaca a urgência de medidas mais efetivas para proteger a Terra Indígena Yanomami e garantir a segurança e o bem-estar de seus habitantes.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247