Servidores da UnB entram em greve na segunda

Categoria se junta aos professores e estudantes que já estavam em greve na universidade; docentes estão em greve desde o dia 21 do mês passado; com a greve dos servidores os três segmentos da universidade ficam parados

Servidores da UnB entram em greve na segunda
Servidores da UnB entram em greve na segunda (Foto: Agência UnB)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência UnB – Os servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília entram em greve a partir de segunda-feira, 11 de junho. A decisão foi tomada em assembleia realizada há uma semana, após duas paralisações, uma com duração de um dia e outra de dois dias.

Com a adesão dos técnicos à mobilização nacional da categoria por melhores salários, os três segmentos da UnB ficam parados. Professores estão em greve desde o dia 21, decisões seguidas pelos estudantes na mesma semana e confirmadas pelo Conselho de Entidades de Base no último dia 29. "É necessário mobilizar os três segmentos da Universidade, promovendo uma grande paralisação, a fim de o Governo Federal tomar logo as providências para que as atividades voltem ao normal", diz Mauro Mendes, da coordenação do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub).

Mauro Mendes afirma que o Sintfub assegurará que os serviços essenciais da Universidade sejam mantidos. "A equipe de segurança, os médicos do Hospital Universitário, os servidores que cuidam de laboratórios com plantas e animais, por exemplo, são de setores que não podem parar de funcionar", disse Mauro Mendes.

continua após o anúncio

Reinvindicações

Além do piso salarial de três salários mínimos, principal reivindicação dos servidores, a categoria pede a criação de novos planos de carreira, reposicionamento dos aposentados que não atingiram o nível máximo da carreira e equiparação do valor pago pelo tíquete alimentação com os dos poderes Legislativo e Judiciário.

continua após o anúncio

A greve não é só na Universidade de Brasília. Envolve os servidores de várias áreas de todo o país em mobilização conduzida pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra). Na manhã desta terça-feira, 5 de junho, os funcionários UnB se juntaram aos demais servidores públicos federais na marcha realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O ato teve o objetivo de chamar a atenção do governo para aos problemas gerados pela falta de investimento no serviço público.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247