Senado aprova realização de primárias para a Presidência

Sistema é semelhante ao adotado nos Estados Unidos; pelo texto, os pré-candidatos poderão fazer campanha entre o dia 1º de abril e o primeiro domingo de junho do ano da eleição, prazo em que devem ser escolhidos na convenção do partido

Senado aprova realização de primárias para a Presidência
Senado aprova realização de primárias para a Presidência (Foto: JOSE CRUZ )


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Paola Lima, da Agência Senado - Os partidos políticos poderão, em breve, realizar eleições primárias para definir seus candidatos à Presidência da República. O Plenário na noite desta terça-feira (18) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 156/2011, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que exige a eleição primária, dentro do âmbito partidário, para escolha dos candidatos presidenciais. A proposta vai à análise da Câmara dos Deputados.

O projeto aprovado pelo Senado altera a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997), retirando das cúpulas partidárias a decisão sobre o nome do partido a disputar as eleições presidenciais. O sistema é semelhante ao adotado nos Estados Unidos, onde os principais partidos, Democrata e Republicano, realizam debates entre os pré-candidatos e votações nos estados, como forma de escolher seus concorrentes à Casa Branca.

Pelo texto, os pré-candidatos poderão fazer campanha entre o dia 1º de abril e o primeiro domingo de junho do ano da eleição, prazo em que devem ser escolhidos na convenção do partido. Todo o processo pode ser acompanhado pela Justiça Eleitoral, de maneira a dar credibilidade ao processo. A intenção do senador é aumentar a credibilidade da escolha dos candidatos perante os eleitores. O projeto estabelece ainda que a realização de primárias é facultativa, o que resguarda a autonomia dos partidos políticos.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247