Senado aprova convite para Alexandre Ramagem explicar espionagem ilegal pela Abin no governo Bolsonaro

"A possibilidade de ter havido monitoramento indiscriminado de pessoas, por si só, causa perplexidade", apontou o senador Jorge Kajuru, autor do requerimento

Diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem
Diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem (Foto: Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou nesta terça-feira (21) o convite para o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para falar sobre suposto monitoramento ilegal de cidadãos pela agência com o uso do software irsralense “FirstMile”, durante o governo Jair Bolsonaro. 

O requerimento é de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO). Na justificativa do pedido, Kajuru argumentou que a denúncia é "gravíssima", pois o governo Bolsonaro pode ter usado essa ferramenta para espionar desafetos e adversários políticos. 

continua após o anúncio

"Isso é uma afronta ao Estado Democrático de Direito. A possibilidade de ter havido monitoramento indiscriminado de pessoas, por si só, causa perplexidade. Ao longo de sua gestão, Jair Bolsonaro colecionou casos de autoritarismo e instrumentalização das instituições para satisfazer seus interesses e atacar aqueles se opuseram aos seus atos", afirmou Kajuru. 

O software irsralense “FirstMile” possibilitava monitorar e acompanhar até 10 mil proprietários de celulares a cada 12 meses, bastando apenas digitar os números dos contatos. 

continua após o anúncio

A ferramenta, desenvolvida pela empresa israelense Cognyte (ex-Verint), foi adquirida sem licitação por R$ 5,7 milhões em 2018, durante o governo MIchel Temer (MDB), e foi utilizada pela gestão Bolsonaro até 2021. A fabricante foi representada no Brasil por Caio Cruz, filho do general Santos Cruz, ex-ministro do governo Jair  Bolsonaro.

Leia o requerimento na íntegra:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247