Sem alternativa, governo Bolsonaro reincorpora 159 médicos cubanos para enfrentar pandemia
Ministério da Saúde concedeu registro profissional e reincorporou ao programa Mais Médicos 159 médicos cubanos que permaneceram no país depois do fim do contrato com a Opas. Eles estavam impedidos de trabalhar por decisão de Jair Bolsonaro
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Reuters - O Ministério da Saúde concedeu registro profissional e reincorporou ao programa Mais Médicos 159 médicos cubanos que permaneceram no país depois do fim do contrato com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), mas que não estavam autorizados ainda a trabalhar, de forma a reforçar o combate à pandemia de coronavírus.
O governo brasileiro abriu em março um edital para contratação emergencial de profissionais dentro do programa Mais Médicos para combate ao coronavírus e autorizou os cubanos a participarem. No entanto, eles só poderiam ser convocado depois da terceira chamada — a prioridade seria dada a médicos brasileiros ou àqueles que já tivessem validação do diploma no país.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no total 524 médicos cubanos se inscreveram nos editais e o total de inscrições chegou a 7.167 médicos. Cerca de 4 mil já foram chamados.
Reportagem de Lisandra Paraguassu
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247