Segurança para a Copa chega ao Congresso

Cmara dos Deputados destaca grupo s para cuidar do assunto. Visitas a sedes comeam nesta semana



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rodolfo Borges_247, de Brasília – Os deputados Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara iniciam nesta semana visitas às cidades-sede da Copa de Mundo de 2014. O objetivo é acompanhar os gastos nas obras de preparação para o evento, mas uma área em particular preocupa os parlamentares envolvidos no trabalho. “Pouco se fala sobre a segurança durante a Copa. O Entorno de Brasília é considerado a área mais violenta do mundo e fica ao lado de uma das sedes”, disse ao Brasil 247 o presidente da Comissão, Sérgio Britto (PSC-BA), que decidiu destacar uma subcomissão só para cuidar do assunto.

Presidida pelo deputado Fernando Francischini (PSDB-PR), a subcomissão é composta por cinco parlamentares – a maioria da área de segurança – e reinicia os trabalhos nesta semana, depois da paralisia instalada na Câmara durante o caso Antonio Palocci. “Os governos Federal e dos estados parecem estar achando que a estrutura que existe hoje vai dar conta do recado sozinha, sem maiores investimentos, mas não vai”, alerta Francischini.

O deputado lembra que a morte de Osama Bin Laden foi um duro golpe nas organizações terroristas e que o Brasil pode ser considerado um alvo fácil para retaliações em nível mundial durante a Copa do Mundo. “Nunca recebemos um evento desse porte nesta área moderna. Não temos estrutura de inteligência, segurança ou investigação para encarar um eventos desses”, avalia.

continua após o anúncio

Os parlamentares também planejam atuar como elo entre os estados, compartilhando e sugerindo experiências entre eles. “Nossa ação vai ser cobrar, mas é um trabalho propositivo, não de uma fiscalização de oposição radical. As missões da subcomissão de segurança devem começar antes do recesso de julho, mas o grupo de acompanhamento das obras já parte nos dias 16 e 17 para São Paulo e Rio de Janeiro, as duas primeiras sedes a serem visitadas.

“A partir de agora, toda semana tem viagem para pelo menos duas sedes”, explica Sérgio Britto. No momento, os deputados estudam relatórios do Tribunal de Contas da União e da Controladoria-Geral da União, que também devem enviar representantes às visitas de campo. Os primeiros relatórios sobre a condição das obras devem estar prontos antes do fim do mês.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247