Segurança com respeito aos gays no DF
Vigilantes do Parque da Cidade, de Braslia,recebero orientao sobre como abordar homossexuais de forma adequada; apalestra faz parte da luta contra o preconceito no espao
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Natalia Emerich_Brasília 247 – Alternativa de esporte e lazer, o Parque da Cidade também se transformou em um dos pontos de encontro da comunidade homossexual. Por isso, o espaço ganhará reforço contra o preconceito. Nesta quarta-feira (14), às 19 horas, os 60 vigias que fazem a segurança do local participarão da Oficina de Capacitação em Direitos Humanos, parte do projeto Parque sem Homofobia.
A oficina é resultado de parceria entre a Administração de Brasília, o Parque da Cidade e a Elos, organização não governamental (ONG) voltada para os direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis – o público LGBT. Os palestrantes da ONG darão orientações sobre como agir ao abordar homossexuais. O administrador do parque, Paulo Dibuá, acredita que a palestra deixará os vigilantes mais bem informados e preparados. "Os homoafetivos são parte significativa dos nossos frequentadores, devem ser tratados adequadamente e com respeito", afirma.
O presidente da ONG Elos, Evaldo Amorim, explica que é necessário conscientizar trabalhadores de espaços públicos. "Os profissionais devem ser orientados de que a população LGBT também faz parte da sociedade", diz. Ele conta que ainda é comum o uso de termos inapropriados e a agressão na hora da abordagem. "A gente percebe, muitas vezes, a forma grosseira e pejorativa no trato", critica.
De acordo com Amorim, espaços específicos, como o Parque da Cidade, acabam virando refúgio para quem convive com o preconceito diário, até mesmo dentro de casa. "São lugares onde nos sentimos confortáveis para interagir, nos divertir e até mesmo namorar", desabafa.
Pré-Parada
A palestra faz parte de um projeto maior contra o preconceito, o Parque sem Homofobia. O local, um dos espaços mais democráticos de Brasília, também será palco para eventos de esporte, música e lazer LGBT.
Entre as ações está a prévia da Parada Gay, marcada para domingo (18), no Eixão. A Pré-Parada será na noite de sábado (17), no Bar Barulho (Estacionamento 11), a partir das 22 horas. Além da música e da diversão, uma tenda será montada para orientar e dar dicas de saúde aos presentes. A programação completa está no site da ONG Elos.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247