Schwarznegger com samba no pé
O ator e ex-governador da Califrnia diz em Manaus que passos das brasileiras poderiam ser fonte de energia alternativa
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
As estrelas de Hollywood roubaram a cena no Fórum Mundial de Sustentabilidade, que teve início nesta quinta-feira e se estenderá até sábado, em Manaus. O ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger e o diretor James Cameron, de Avatar, atraíram a atenção dos jornalistas, palestrantes e do público presente. Em entrevista antes de sua palestra, Schwarzenegger sugeriu bem-humorado uma nova fonte de energia alternativa: os corpos das brasileiras. "Passam mais de 24 horas sambando, daria uma excelente fonte de energia alternativa", disse. Segundo ele, ao ter assumido o governo da Califórnia, em 2003, tinha como meta transformar até 20% da energia daquele Estado em energia renovável, especialmente solar, até 2017. "Consegui a meta antes e o Estado tem a meta de aumentar esse porcentual para 33% até 2020".
Cameron afirmou que muitos jornalistas lhe perguntam qual é a maior dica para preservar o meio ambiente. "Respondo que é procurar respostas. Eu não acho que seja só andar com um carro híbrido como eu ando, ou reciclar as latas. O mais importante é aprender exatamente o que está causando tanto mal ao meio ambiente, para poder cobrar e participar de fato".
Enquanto os flashes dos fotógrafos eram direcionados às estrelas do Fórum, um dos mais respeitados cientistas na área de meio ambiente do mundo, Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), entregava aos jornalistas que o reconheciam cópias de CD com seus trabalhos publicados.
Fearnside foi um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, em 2007, junto a outros cientistas autores do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que alertava sobre os riscos do aquecimento global. Ele foi convidado por Cameron e Schwarzenegger para ciceroneá-los ontem em uma visita à área indígena do Xingu, que deve ser alagada para a Hidrelétrica de Belo Monte. "Fiquei feliz em ser convidado, porque as estrelas têm os holofotes sobre elas e, ficando interessadas em saber exatamente quais os problemas que podem ocorrer com o desrespeito ao meio ambiente, podem transmitir melhor essa mensagem", disse.
O cientista está assistindo ao fórum, mas disse não ter desembolsado os R$ 18 mil pagos pelos 700 empresários para os três dias de evento. Para Fearnside, a ideia do fórum debatendo as questões para empresários pode ser importante para um futuro próximo. "Só achava que poderiam mesclar as estrelas com conteúdo sobre o assunto. Mas se pelo menos metade desses 700 empresários sair daqui com a ideia que deve reciclar os dejetos de suas fábricas e tomar outras atitudes para não poluir, já será um ganho importante", defendeu.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247