Reitores defendem indicação de Fachin
Em ofício ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) afirmou que Luiz Edson Fachin reúne todos os requisitos constitucionais para compor a mais alta Corte do país, destacando a atuação dele como professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR); para a instituição dirigida pelo reitor Targino de Araújo Filho (UFSCar), além de preparado, Fachin tem "nome sustentado em uma trajetória ilibada e com reconhecimento de seus pares em vários ambientes jurídicos"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Reitores das 63 universidades federais do país defenderam a indicação de Luiz Edson Fachin para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), feita pela presidente Dilma Rousseff.
Em ofício ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) afirmou que Fachin reúne todos os requisitos constitucionais para compor a mais alta Corte do país, destacando a atuação dele como professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Além de preparado, segundo os reitores, o indicado tem "nome sustentado em uma trajetória ilibada e com reconhecimento de seus pares em vários ambientes jurídicos".
Renan Calheiros desautorizou nessa quinta-feira, 7, a consultoria legislativa da casa, que elaborou um parecer contra Fachin. Encomendado pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), o documento, assinado pelo professor e constitucionalista João Trindade Cavalcante Filho, afirma que Fachin violou a lei ao exercer dupla funcionalidade, trabalhando como advogado e procurador no Paraná ao mesmo tempo.
Para Renan, posição é apenas a "opinião pessoal" do consultor, mas de "maneira alguma" representa a "posição institucional" do Senado. A sabatina de Fachin na CCJ está agendada para a próxima terça-feira, 12.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247