Quem quer estrela em Salvador?

Ministrio do turismo lana sistema que volta a classificar os meios de hospedagem por estrelas. Bahia tem previso de cadastrar at 880 hospedagens para a Copa do Mundo 2014, com o trabalho de apenas dois fiscais



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Luciana Rebouças_247 – Não há turista que não volte das férias orgulhoso de abrir a boca para dizer: me hospedei em um hotel cinco estrelas! Porém, a realidade é que os hotéis se auto classificam já faz alguns anos, isto porque o governo federal havia deixado de fiscalizar e analisar o status das hospedagens. Com a Copa do Mundo 2014 à vista, a situação mudou. O Ministério do Turismo (MinTur) lançou no mês passado, o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), que estabelece as adequações necessárias para ganhar estrelas para sete diferentes meios de hospedagem: hotel urbano, resort, hotel-fazenda, cama&café, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel.

Agora, para ser um hotel uma estrela, por exemplo, tem que se oferecer ar-condicionado em todos os quartos. Para José Manoel Garrido, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Bahia), as regras são positivas para os empresários, mas principalmente para os clientes, que terão mais confiança na hora de contratar os serviços de um hotel. Apesar da regulamentação não ser obrigatória aos estabelecimentos, Garrido acredita que muitos hotéis vão participar. "Quando o turista perguntar quantas estrelas o hotel tem, o que o empresário vai responder se não tiver se cadastrado?", exemplifica Garrido.

Hoje, na Bahia, há mais de quatro mil meios de hospedagem e apesar de só existirem 440 cadastrados junto ao MinTur, a expectativa de Garrido é que este número mais que triplique em dois anos. O problema está em como será feita a fiscalização no Estado. Todos os fiscais no país já foram treinados pelo Inmetro e, na Bahia, o órgão responsável pela classificação e fiscalização será o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), vinculado ao Inmetro.

continua após o anúncio

Segundo Eduardo José Cardoso Sampaio, diretor regional do Ibametro, há dois fiscais no Estado, podendo dobrar o número de funcionários a depender da demanda. "Mas todos os meios de hospedagem estarão classificados até o final de 2012", analisa Sampaio. Uma vez feito o pedido ao Ibametro, o hotel, por exemplo, já mandaria um relatório com a sua intenção de classificação. O processo de verificação feito pelos fiscais do Ibametro dura, no máximo, três dias. E a perspectiva do diretor é que este mês já comecem os trabalhos. O Ibametro já os testes nos hotéis Portobello e Pestana, ambos em Salvador, mas o resultado não vai ser divulgado porque foi apenas um acordo para o treinamento dos fiscais.

"Nada impede também que fiscais de outros estados atuem na Bahia, a depender da demanda de cada região", acrescenta Sampaio. Uma vez passado pela fiscalização, o meio de hospedagem terá o título das estrelas por três anos, recebendo fiscalizações periódicas do Ibametro para verificar se ainda está atendendo as regras. Agora, é a vez do turista começar a reivindicar seus direitos e atestar que o hotel cinco estrelas tem: serviço de manobrista, mínimo de seis serviços oferecidos no hotel (salão de beleza, baby-sitter, locação de automóveis, etc), preparação de comidas especiais...

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247