Quem pisca primeiro: Dirceu ou Gurgel?

A definição da data do julgamento do mensalão, que começará em 1º de agosto, marca também o acirramento da disputa entre o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e o ex-ministro José Dirceu; com o desenrolar da CPI do caso Cachoeira, é possível que ambos saiam feridos

Quem pisca primeiro: Dirceu ou Gurgel?
Quem pisca primeiro: Dirceu ou Gurgel? (Foto: Folhapress)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O duelo está marcado. Se o julgamento do mensalão tiver mesmo início em 1º de agosto, caberá ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, fazer a sustentação oral contra os 36 réus do processo.

Seu alvo principal, não há a menor dúvida, é José Dirceu. Em suas alegações finais, foi ao ex-ministro da Casa Civil que Gurgel dirigiu suas baterias.

“As provas coligidas no curso do inquérito e da instrução criminal comprovaram, sem sombra de dúvida, que José Dirceu agiu sempre no comando das ações dos demais integrantes dos núcleos político e operacional do grupo criminoso. Era, enfim, o chefe da quadrilha”, disse Gurgel, nas alegações finais. “Foi o mentor do esquema ilícito de compra de votos e, como líder do grupo, determinou as ações necessárias à consecução do objetivo que justificou a união de todos os agentes, seja no que dizia respeito às negociações travadas com os parlamentares e líderes partidários, seja na obtenção dos recursos necessários ao cumprimento dos acordos firmados”, prosseguiu o procurador-geral da República.

continua após o anúncio

Os recursos, repassados pelos bancos Rural e BMG, somariam R$ 75 milhões, que teriam sido usados para pagar dívidas de campanha do PT e de partidos da base aliada, bem como para costurar acordos futuros.

Indagado sobre a definição da data, Dirceu respondeu que sempre quis ser julgado. Mas muita água ainda deve rolar nos menos de 60 dias que antecedem o início do julgamento. Gurgel também vem sendo acossado por, aparentemente, ter prevaricado no caso do senador Demóstenes Torres, cuja investigação foi engavetada por mais de dois anos.

continua após o anúncio

Há uma ala do PT que defende até o impedimento de Gurgel. Assim, ele não teria como sustentar sua acusação no chamado “julgamento do século”.

Nesse embate, quem vai piscar primeiro: Gurgel ou Dirceu?

continua após o anúncio

Clique aqui e leia a íntegra das alegações finais do procurador-geral da República.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247