Garimpeiros estão fugindo de terras ianomâmis para Venezuela, diz presidente do Ibama

Segundo Rodrigo Agostinho, garimpeiros estão deixando o território e indo também para Boa Vista e outras regiões

Ação coordenada do governo federal no território Yanomami encontra comunidade de povo indígena isolado (Moxihatëtë), sem nenhum contato com a sociedade. Eles vivem há apenas 15 km de um ponto de garimpo. Surucucu (RR), 11/02/2023
Ação coordenada do governo federal no território Yanomami encontra comunidade de povo indígena isolado (Moxihatëtë), sem nenhum contato com a sociedade. Eles vivem há apenas 15 km de um ponto de garimpo. Surucucu (RR), 11/02/2023 (Foto: Leo Otero/MPI)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, afirmou em entrevista ao ao programa Estúdio i, da GloboNews, que informações do controle aéreo na região da TI Ianomâmi dão conta de que há aviões deixando o território em direção à Venezuela. 

Segundo ele, garimpeiros estão deixando o território e indo também para a capital de Roraima, Boa Vista, e outras regiões, tanto por via aérea quanto fluvial.

continua após o anúncio

O Ibama e outros órgãos atuam na destruição das pistas de pouso clandestinas e de aeronaves abandonadas na região, disse Agostinho. 

O governo Lula conduz uma campanha anti-garimpo ilegal na TI Ianomâmi, palco de uma grave crise humanitária que deixou os indígenas da região desnutridos. Os objetivos do governo são acabar com a atividade e propor medidas que garantam o sustento das dezenas de milhares de pessoas que dependem financeiramente do garimpo.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247