Prédio histórico desaba no centro do Rio de Janeiro

Construção de 1896, da Prefeitura, funcionava como sede do Cordão do Bola Preta, tradicional bloco carnavalesco de rua carioca; a parte de cima desmoronou na manhã desta terça, deixando duas pessoas levemente feridas

Prédio histórico desaba no centro do Rio de Janeiro
Prédio histórico desaba no centro do Rio de Janeiro (Foto: Celso Pupo/Folhapress)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Stephania Mello_247 - Reportagem publicada pelo jornal O Globo, de 04 de abril avisava sobre as péssimas condições de conservação do prédio histórico, de 1896, da Rua da Relação, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. "À espera de reforma, futura sede do Bola Preta põe pedestres em risco", mostrava a futura sede do bloco carnavalesco de rua Cordão do Bola Preta, cedida pela empresa RioTrilhos, do governo estadual.

A construção, patrimônio histórico municipal desde 1984, desabou na manhã desta terça-feira (15). Sobrou apenas da parte de baixo do sobrado, com duas pessoas levemente feridas, segundo a Defesa Civil. O prédio aguardava revitalização, por meio de convênio com o governo estadual e a Prefeitura do Rio, orçada em R$ 2,3 milhões.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão no local para avaliar os riscos de outro desabamento no local, que faz esquina com a Rua do Lavradio e é próximo aos três prédios que ruíram no início do ano. Entre eles, o edifício Liberdade.  A área está isolada para que bombeiros trabalhem no local.

continua após o anúncio

Por causa do acidente, uma faixa da Rua do Lavradio foi fechada ao trânsito, segundo o Centro de Operações Rio, da Prefeitura. Pedro Ernesto Marinho, presidente do cordão da Bola Preta, disse, em entrevista à Globo News, que o imóvel estava desativado e passaria por obras de recuperação.

"O Cordão da Bola Preta ocupa desde novembro de 2009, em regime de comodato, um imóvel ao lado, cedido pelo governo estadual na Rua da Relação e na Rua do Lavradio. Neste espaço funciona o Centro Cultural do grupo, que perdeu sua tradicional sede na a Avenida 13 de Maio. De acordo com o projeto, a primeira etapa da obra será a restauração do espaço, mantendo as instalações internas e a fachada histórica. No local será construída uma casa de shows com um grande salão para bailes e festas. O Centro de Memórias do bloco será criado no segundo piso.

continua após o anúncio

De acordo com a Secretaria de Transportes, o prédio pertence à RioTrilhos, e foi cedido em 2009, por um prazo de cinco anos, ao Centro Cultural Cordão da Bola Preta. O contrato de comodato estabelece que a manutenção, conservação e preservação do prédio sejam realizadas pelo comodatário, no caso, o Bola Preta, que está viabilizando junto à Prefeitura a recuperação desse prédio.", diz parte da reportagem do jornal, de 04 de abril.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247