Polícia Federal investiga suposto vazamento do Enem

Mais cedo, Ministrio Pblico Federal pediu anulao do exame; segundo denncia, escola de Fortaleza publicou 13 questes idnticas s do Enem em simulado

Polícia Federal investiga suposto vazamento do Enem
Polícia Federal investiga suposto vazamento do Enem (Foto: DENIS FERREIRA NETTO/AGÊNCIA ESTADO)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Diego Iraheta_247 - A Polícia Federal já começou a investigação do suposto vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Ceará. Foi o Ministério da Educação que acionou a PF para apurar se pessoas ligadas ao Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso às provas antes do fim de semana. Duas semanas antes do exame, um simulado aplicado pela escola cobrava 13 questões que seriam "idênticas" às do Enem.

Hoje de manhã, o Ministério Público Federal recomendou a anulação das provas. Segundo o procurador Oscar Costa Filho, as questões foram "literalmente copiadas" do Enem - o que comprovaria o "vazamento de provas". Ontem, ele foi procurado por candidatos do Ceará que levaram as provas do simulado do colégio Christus. As questões que teriam sido 'copiadas' foram: no primeiro dia, prova amarela - 46, 50, 74, 57, 34, 33, 32, 87; e no segundo dia, prova amarela - 113, 180, 141, 173 e 154.

O procurador Oscar Costa Filho defende que há provas de irregularidades no Enem. "É necessário que se imponha... o direito de recorrer em caso dos candidatos se sentirem prejudicados", disse.

continua após o anúncio

Procurado pelo Brasil 247, o MEC disse que até o início da tarde será divulgada nota oficial sobre a denúncia. O Colégio Christus também promete se posicionar a respeito. Pelo Twitter, a escola informa que tem tradição na "Teoria de Resposta ao Item" e, por isso, tem boa margem de acerto das questões nas avaliações do Enem.

Durante o fim de semana, boa parte dos candidatos elogiou a organização dos exames sem incidentes significativos. Apesar da recomendação de cancelamento do Enem, os concorrentes não devem ficar preocupados e aguardar posicionamento oficial do MEC.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247