PM afasta sargento que agrediu aluno da USP

Agresso aconteceu em meio a uma conversa entre estudantes e policiais no Centro de Vivncia da USP; jovem que foi vtima dos tabefes negro; Comando da PM reconheceu "despreparo" e "descontrole nervoso" do policial que mostrou arma para intimidar o aluno Nicolas Menezes Barreto

PM afasta sargento que agrediu aluno da USP
PM afasta sargento que agrediu aluno da USP (Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Diego Iraheta _247 - O Comando da Polícia Militar de São Paulo admitiu o excesso da ação do policial que agrediu um estudante da USP nesta segunda-feira, 9. O sargento André Ferreira esbofeteou o jovem Nicolas Menezes Barreto e chegou a mostrar a arma para ele, em uma tentativa de intimidá-lo. De acordo com o comandante do policiamento da universidade, coronel Wellington Venezian, o PM demonstrou despreparo e até "descontrole nervoso". Assista ao vídeo, registrado no Centro de Vivência da USP:

 

 

continua após o anúncio

Para entender o caso: o Centro de Vivência da USP é um espaço historicamente utilizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pela associação de pós-graduandos para promover atividades culturais. No último dia 6, a PM começou a lacrar o local a pedido da Reitoria. A intenção: continuar uma reforma aprovada em 2006 e que nunca foi concluída.

Desde 2009, o centro virou alvo de disputa entre Reitoria e estudantes. Isso porque as obras aprovadas estavam paradas, e a administração da USP decidiu retirar o espaço dos alunos e licitar para outros fins. De lá para cá, porém, o DCE continua usando o local para lazer, cultura e debates.

continua após o anúncio

A Reitoria aproveitou as férias estudantis para retomar as obras e, por isso, policias iniciaram a instalação de tapumes e retirada de objetos da área. Nesta segunda-feira, 9, um grupo de aproximadamente dez alunos acordou mais cedo para ocupar o local. Esse é o contexto do episódio do vídeo.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) já estuda tomar medidas judiciais sobre a agressão do PM contra o estudante. “O que não surpreende é que o policial vai direto ao único negro do grupo. Ele vai entrando, vai agredindo, já insinuando que, por ser negro, ele não pode ser estudante da USP e merece apanhar. Que merece ser chutado da USP”, disse ao 247 Thiago Aguiar, diretor do DCE-USP.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247