Planalto reconhece que não controla dados sobre presentes de Bolsonaro

O problema principal não reside nos destinatários dos presentes, e sim nas entidades responsáveis por controlar esses itens, disse o TCU

Joias árabes e Jair Bolsonaro
Joias árabes e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/TV Globo | REUTERS/Evelyn Hockstein)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Presidência da República reconheceu que não possui controle sobre todos os presentes recebidos por Jair Bolsonaro durante seu mandato de 2019 a 2022. Essa informação foi revelada em uma auditoria realizada em março pelo Tribunal de Contas da União (TCU), cujo objetivo era verificar se ocorreram irregularidades no recebimento de presentes, como as joias oferecidas pela Arábia Saudita ao ex-mandatário, reveladas por O Estado de S. Paulo. 

Segundo informações de Carolina Brígido, do UOL, o TCU solicitou à Presidência da República que fornecesse informações sobre todos os presentes destinados a Bolsonaro, sejam eles de acervo particular ou público. A resposta recebida foi a de que não há controle sobre todos os presentes. Embora alguns presentes que foram recebidos sejam conhecidos, eles não puderam ser localizados. O problema principal não reside nos destinatários dos presentes, e sim nas entidades responsáveis por controlar esses itens, disse o TCU. 

continua após o anúncio

Nesta fase atual da auditoria, espera-se que o tribunal proponha que a Presidência da República solicite a Bolsonaro e a outros possíveis destinatários dos presentes que informem os objetos recebidos ou, se for o caso, declarem que não os possuem. Inicialmente, previa-se que a revisão seria concluída em junho, mas depois foi adiada para julho. Atualmente, não há uma data provável para a conclusão. De acordo com a jornalista, houve dificuldades para notificar o ex-ocupante do Palácio do Planalto, o que acabou atrasando o processo. O ministro Augusto Nardes, considerado aliado político de Bolsonaro, está encarregado do caso.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247