PF desmonta quadrilha da merenda escolar em PE

Operao mar de lama descobre lavagem e desvio de dinheiro de alimentao em prefeituras de Pernambuco; mais de 50 pessoas podem estar envolvidas; fraudes superam R$ 1,8 milho



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A Polícia Federal (PF) ouviu hoje seis pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de lavagem e desvio de dinheiro em Pernambuco. Elas foram detidas durante a operação "Mar de Lama" e já foram indiciadas, mas responderão em liberdade. Dentre os detidos estão dois gerentes de banco, um empresário, um político um funcionário público e um estudante.

Segundo a PF, elas teriam feito lavagem de dinheiro envolvendo empresas de alimentação fornecedoras de merenda escolar para várias prefeituras do Estado, além de desviarem valores referentes a salários de funcionários fantasmas. O esquema envolvia a abertura de contas bancárias fraudulentas, tituladas por pessoas inexistentes, para depósito e saque dos valores obtidos em crimes de corrupção e peculato.

Estima-se que cerca de R$ 1,8 milhão tenha sido "lavado" nesse processo durante o ano de 2007. A identificação do grupo foi possível por meio de investigações iniciadas também naquele ano, que apontavam para um largo esquema de corrupção e desvio de verbas públicas envolvendo diversos políticos. As investigações focavam a negociação e o pagamento de propina para garantir apoio aos projetos numa espécie de "mensalão".

continua após o anúncio

Os seis detidos hoje poderão ser indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, uso de documentos falsos, administração fraudulenta de instituição financeira, peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Nos próximos dias, serão intimados para interrogatório outras cerca de 50 pessoas investigadas pela PF na operação.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247