PF abre inquérito para investigar Lula por mensalão

Atendendo a pedido da Procuradoria da República no DF, Polícia Federal instaurou inquérito para apurar denúncias do empresário Marcos Valério contra o ex-presidente Lula; em depoimento prestado em setembro do ano passado, Valério disse ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que Lula e o então ministro da Fazenda Antonio Palocci se reuniram com Miguel Horta para combinar que uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau, na China, transferisse R$ 7 milhões para o PT; dinheiro teria sido usado para pagar a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, além do publicitário Nizan Guanaes, em 2005

PF abre inquérito para investigar Lula por mensalão
PF abre inquérito para investigar Lula por mensalão


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Polícia Federal confirmou, nesta sexta-feira, que abriu o inquérito pedido pela Procuradoria da República no Distrito Federal para investigar a atuação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mensalão. É a primeira vez que Lula é oficialmente investigado por sua suposta participação no esquema.

A abertura de inquérito é consequência de depoimento prestado pelo empresário Marcos Valério em setembro do ano passado ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Depois de Gurgel enviar o depoimento para a Procuradoria em Minas Gerais, onde correm mais processos relacionados ao mensalão, o documento foi parar na Procuradoria do DF, que decidiu por pedir a abertura de inquérito.

Segundo Valério, Lula e o então ministro da Fazenda Antonio Palocci se reuniram com Miguel Horta no Palácio do Planalto para combinar que uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau, na China, transferiria R$ 7 milhões para o PT. Esse dinheiro chegou ao Brasil por meio de contas bancárias de publicitários que prestaram serviços para campanhas eleitorais petistas e teria sido usado para pagar a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, além do publicitário Nizan Guanaes, em 2005. A dupla sertaneja atuou na campanha presidencial de Lula em 2002 e em campanhas petistas em 2004.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247