Petroleiros farão checagem de fake news sobre a Petrobrás durante as eleições

"Não podemos permitir que notícias falsas sobre a estatal se propaguem, podendo impactar na formação da opinião pública", diz Gustavo Machado, pesquisador do Ilaese

Sede da Petrobras no Centro do Rio.
Sede da Petrobras no Centro do Rio. (Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Brasil de Fato - O preço dos combustíveis no país colocou a Petrobrás no centro do debate eleitoral. E, com o início da campanha, é esperado o aumento da divulgação de informações falsas sobre a empresa para enganar eleitores. 

Por conta disso, entidades ligadas aos próprios funcionários da estatal lançaram iniciativas de checagem de fake news sobre a empresa. As informações divulgadas por meio delas contêm dados confiáveis e estarão disponíveis para compartilhamento em redes sociais. 

continua após o anúncio

Desde quinta-feira (18), o Observatório Social do Petróleo (OSP), ligado à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), averigua conteúdos que circulam na internet e publicam as checagens na página "Fato ou Fake na Petrobrás". O endereço é www.observatoriopetroleo.com/fake-ou-fato-na-petrobras

A "Fato ou Fake" é produzida pela equipe do Instituto Latino-Americano de Estudos Políticos e Sociais (Ilaese), que atua em parceria com o OSP. Foram levantadas questões antigas e recentes envolvendo a Petrobrás, sendo muitas delas fake news já amplamente divulgadas.  

continua após o anúncio

"Com a proximidade das eleições, perfis oficiais de candidatos bolsonaristas, sua base de apoio e o próprio Bolsonaro vêm reciclando antigas fakes news sobre a empresa. Não podemos permitir que notícias falsas sobre a estatal se propaguem, podendo impactar na formação da opinião pública", disse Gustavo Machado, pesquisador do Ilaese.

A página já conta com dez conteúdos checados. Desmente, por exemplo, notícias falsas sobre a suposta doação de refinarias da estatal à Bolívia. A Petrobrás, na verdade, vendeu refinarias por 112 milhões de dólares. 

continua após o anúncio

Já o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (SindipetroNF) lançou, também na quinta-feira, o perfil do James Bod em redes sociais. O James é um bode que, de forma bem humorada, investiga e desmente notícias falsas sobre a Petrobrás que circulem na internet. 

O perfil do James Bod é o @bodespiador no Twitter e Instagram. Por lá, é possível sugerir checagem de conteúdo ao personagem.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247