Petrobras diz que SBM não tem participado de licitações
Petrobras emitiu nota sobre as notícias envolvendo a empresa SBM Offshore, que é acusada de suborno contra estatal. Segundo o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, a empresa fez um acordo com o Ministério Público da Holanda para pagar US$ 240 milhões; de acordo com a Petrobras, uma comissão interna foi constituída para investigar as denúncias, mas nada foi provado
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A Petrobras emitiu nota sobre as notícias envolvendo a empresa SBM Offshore, que é acusada de suborno contra estatal. Segundo o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, a empresa fez um acordo com o Ministério Público da Holanda para pagar US$ 240 milhões. De acordo com a Petrobras, foi constituída uma Comissão Interna de Apuração (CIA) para investigar as denúncias do suposto pagamento de propina pela empresa SBM à empregados da companhia.
Diz a nota: "O resultado da Comissão, divulgado em 31/03/2014, concluiu, baseado nos trabalhos realizados e restrito à sua competência regulamentar, não ter encontrado fatos e documentos que evidenciassem pagamentos indevidos a empregados da Petrobras. No dia 02/04/2014, a empresa SBM informou ao mercado que também não havia encontrado qualquer evidência de pagamentos impróprios".
Prossegue: "A Petrobras enviou o relatório final da CIA para a Corregedoria Geral da União - CGU, o Tribunal de Contas da União - TCU, o Ministério Público Federal - MPF e vem, enfaticamente, colaborando com as autoridades fornecendo esclarecimentos e documentos. Vale informar ainda que, mesmo após a conclusão dos trabalhos, a Companhia continuou apurando novos fatos, por meio da sua Gerência de Segurança Empresarial, e encaminhando documentação complementar à CGU e MPF. Em abril de 2014 foi iniciado um processo de Auditoria Especial e Sindicância pela CGU, que utilizou como base o relatório elaborado pela Comissão Interna de Apuração e documentos complementares enviados pela Companhia. A Petrobras ainda não recebeu o resultado da Sindicância. Diante dos fatos novos publicados na imprensa, a Petrobras vem informar que não recebeu nenhuma notificação da justiça holandesa. Por fim, a Petrobras ratifica que, desde o início das apurações, não vem convidando a SBM a participar de processos licitatórios até que sejam concluídos os resultados das investigações em andamento pelos órgãos oficiais".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247