Pernambuco cria sua Comissão da Verdade

Lei que institui a comissão no âmbito estadual deverá ser sancionada pelo governador Eduardo Campos nesta quarta-feira; o objetivo é examinar e esclarecer eventuais violações de direitos humanos durante o regime militar

Pernambuco cria sua Comissão da Verdade
Pernambuco cria sua Comissão da Verdade (Foto: Aluísio Moreira/SEI)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Raphael Coutinho _PE247 – Pernambuco também terá uma Comissão da Verdade em âmbito estadual. Nesta quarta-feira 16, o governador Eduardo Campos (PSB) deverá sancionar a Lei que cria a Comissão Estadual da Memória e Verdade, batizada com o nome de Dom Hélder Câmara e que, até o final deste mês, deverá estar instalada. Na última terça 15, o governador recebeu o advogado José Paulo Cavalcanti, único jurista pernambucano indicado para participar da comissão do Governo Federal.

“A escolha de José Paulo, reconhecido advogado e militante político pernambucano, engrandece o papel da comissão e simboliza o espírito combativo e devotado às grandes causas que são próprios do povo pernambucano”, ressaltou o governador.

A partir da criação, o passo seguinte será a escolha dos nove nomes que irão compor o grupo de trabalho. Desses, seis serão indicados pela sociedade civil. A nomeação dos integrantes ainda não possui data definida, mas deve acontecer já na próxima semana, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.

O projeto enviado pelo governador no último dia 30 de março à Assembleia Legislativa indica que a Comissão Dom Hélder Câmara será responsável por “examinar e esclarecer eventuais violações de direitos humanos praticadas no período do regime militar brasileiro, no âmbito do estado de Pernambuco, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação estadual”. O período investigado vai desde o final do Estado Novo (1946) até a promulgação da Constituição, em 1988.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247