Peça "A Pane" tem sessão seguida de debate entre Marco Aurélio Carvalho e Gabriela Mansur

Paralelo entre o texto do espetáculo, de autoria de Friedrich Dürrenmatt, e o atual sistema de Justiça brasileiro será discutido no domingo (22), no Teatro Faap, em São Paulo

(Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Conjur - A sessão deste domingo (22/5) do espetáculo "A Pane", no Teatro Faap, em São Paulo, será seguida de debate entre a promotora Gabriela Mansur, presidente do Instituto Justiça de Saia, e o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Grupo Prerrogativas.

No colóquio, os convidados analisarão os aspectos jurídicos da peça. A ideia é traçar um paralelo entre o texto do espetáculo, de autoria do escritor Friedrich Dürrenmatt, e o atual sistema de Justiça brasileiro.

continua após o anúncio

As rodadas de debates após a encenação ocorrem desde a primeira temporada de "A Pane", que contou com conversas entre profissionais de destaque no universo jurídico, como os advogados Augusto de Arruda Botelho, Alamiro Velludo, Veronica Sterman e Alberto Toron.

Nesta segunda temporada, os produtores buscaram incluir nos debates outras áreas do conhecimento refletidas no texto, como a psicologia, o teatro, a filosofia e a literatura — caso dos bate-papos realizados entre o psicólogo Jorge Forbes e o ator Oswaldo Mendes, no começo do mês, e entre o filósofo Diego Viana e o jornalista da área literária Manuel Costa Pinto, no fim de semana passado.

continua após o anúncio

Neste domingo, entretanto, o debate volta com a temática jurídica, agora trazendo perspectivas de temas como o machismo nos tribunais e a aleatoriedade de justiça.

Debatedores


Promotora de Justiça e ativista com mais de 20 anos de trabalhos dedicados à defesa dos direitos das mulheres, Gabriela Mansur é uma das vozes mais atuantes nesse segmento no Brasil.

continua após o anúncio

Idealizadora de vários projetos voltados ao empoderamento feminino, é presidente do Instituto Justiça de Saia, dedicado à promoção, defesa dos direitos e da autonomia financeira das mulheres, por meio de parcerias com empresas ligadas à causa.

Um dos mais destacados defensores das prerrogativas profissionais dos advogados, Marco Aurélio de Carvalho, por sua vez, é fundador da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e do Grupo Prerrogativas.

continua após o anúncio

Além disso, é secretário de relações públicas da Comissão de Direito Notarial e Registros Públicos da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil e membro da Comissão de Proteção de Dados da OAB-RJ. É também articulista nos principais veículos de mídia do país

Sobre a peça


Com direção de Malú Bazán e elenco formado pelos atores Antonio Petrin, Oswaldo Mendes, Heitor Goldflus, Roberto Ascar, Cesar Baccan e Marcelo Ullmann, "A Pane" é inspirada no conto homônimo do dramaturgo, contista e romancista suíço Friedrich Dürrenmatt (1921-1990).

continua após o anúncio

Considerado um dos grandes narradores de sua geração, Dürrenmatt explorou as vertentes do teatro épico, com peças que visavam envolver o público em um debate teórico, para além das limitações de um entretenimento meramente passivo. Na década de 50, com "A Pane", chegou ao que muitos consideram o auge de sua capacidade artística.

Na trama, a falha mecânica de um Jaguar leva um representante comercial a uma situação inusitada. Sem lugar para se hospedar após a pane em seu carro, ele tem de pernoitar na casa de um juiz aposentado.

continua após o anúncio

Lá, aceita uma proposta feita pelo anfitrião para que figure como réu em um jogo em que octogenários juristas encenarão suas antigas ocupações. O crime? Não importa: "crime é algo que sempre se pode encontrar".

Assim, brincando de tribunal, os personagens levantam questões sobre o conceito de justiça, o sistema judicial e este mundo "de inocentes com culpa e culpados sem culpa".

continua após o anúncio

O espetáculo está em cartaz no Teatro Faap, à rua Alagoas, 903, em Higienópolis, região central da capital paulista. No domingo, a sessão começa às 18h. Os ingressos custam R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada).

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247