Para ministra, bolsas de FHC eram "monte de farelinho"
Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e responsável pelo Bolsa Família, afirma que programas sociais do ex-presidente tucano eram "muito tímidos, muito mal organizados e feitos há muito pouco tempo"; ao lembrar das mudanças feitas no governo Lula, criticou: "O que nós fizemos? Não queremos esse monte de farelinho que não chegava a R$ 1 bilhão. Queremos um programa que tenha consistência"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – Em crítica aos programas sociais do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, usou o termo "monte de farelinho" para se referir ao Bolsa Educação, Bolsa Escola e o Vale Gás. Ela relembrou as decisões tomadas por Lula quando assumiu o governo com críticas ao antecessor. "O que nós fizemos? Não queremos esse monte de farelinho que não chegava a R$ 1 bilhão. Queremos um programa que tenha consistência", afirmou.
Em entrevista ao jornalista Josias de Souza, do portal Uol, Tereza Campello afirmou ainda que os programas do tucano eram "muito tímidos, muito mal organizados e feitos há muito pouco tempo". A ministra sugeriu ainda que as iniciativas foram criadas com interesse nas eleições de 2002, não para fim exclusivo da transferência de renda.
"Por que não foi criado em janeiro de 2002? Porque a Lei de Responsabilidade Fiscal proibia. Era ano eleitoral. Não poderia ter sido criado. Então, cria no último dia do ano. E se constrói esse programa ao longo do período eleitoral, não como um programa de transferência de renda, mas uma compensação, porque o preço do gás estava alto. O Bolsa Escola foi criado também no ano que antecedeu as eleições. Também não tem histórico", disse.
A ministra considera uma "vitória" a unanimidade formada em torno do Bolsa Família. "As pessoas não terem coragem de falar contra o Bolsa Família é uma prova de que ele deu certo", declarou.
Assista aqui à íntegra da entrevista.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247