Paes traz Universidade de Columbia para o Rio

Centro de Ensino vai funcionar no terceiro andar do prdio da Associao Comercial do Rio de Janeiro, a partir de setembro; os cursos estaro voltados para a cooperao tcnica nas reas de urbanismo, sustentabilidade, energia, economia verde e educao; a parceria com a cidade do Rio foi oficializada nesta sexta-feira

Paes traz Universidade de Columbia para o Rio
Paes traz Universidade de Columbia para o Rio (Foto: Beth Santos/Prefeitura Rio de Janeiro)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rio_247 - O prefeito Eduardo Paes recebeu nesta sexta-feira (23), o presidente da Universidade de Columbia, Lee Bollinger, para celebrar a assinatura do convênio entre a prefeitura e a universidade americana para o Studio X, um dos mais inovadores centros de pesquisa em urbanismo do mundo. Durante a cerimônia também foram anunciados os planos para a instalação de um Global Center da instituição. O projeto funcionará na Associação Comercial do Rio de Janeiro e vai trabalhar em parceria com instituições de ensino brasileiras em pesquisas nas mais diversas áreas. Este será o primeiro Global Center no Brasil e o nono do mundo.

Durante o evento, o prefeito Eduardo Paes falou sobre a importância de ter uma das mais importantes universidades do mundo instalada no Rio de Janeiro:

"Para nós é uma honra. Começamos com o Studio X, que é a faculdade de arquitetura da Columbia, que se instalou no Rio no início de 2011, e agora teremos um Global Center da Columbia aqui. Essa é a vocação da cidade: se tornar um centro de conhecimento, de serviços e de estudos. A presença da Columbia aqui é excepcional . A prefeitura vai viabilizar o espaço e dará total apoio. Essa parceria é quase tão importante quanto as Olimpíadas.", disse o prefeito.

continua após o anúncio

A nova unidade foi anunciada em dezembro de 2011 pelo governador Sérgio Cabral e pelo reitor da instituição, John Coatsworth, durante missão do governo em Nova York - vai promover a troca de experiência entre profissionais brasileiros e americanos.

De acordo com o subsecretário de Relações Internacionais da Casa Civil, Pedro Spadale, o papel do governo será essencial para a instalação da unidade no terceiro andar do prédio da Associação Comercial do Rio, no centro da cidade. O Estado vai apoiar e propor cooperações técnicas e parcerias nas áreas de urbanismo, sustentabilidade, energia, economia verde e educação.

continua após o anúncio

"Com a nova unidade, será possível realizar parcerias para formação, cooperação técnica e estudos para implementação de políticas públicas e intercâmbio de conhecimento. Além disso, haverá maior visibilidade para o Rio de Janeiro e maior facilidade para que alunos de Columbia escolham o estado como tema de estudos e pesquisas" disse ele.

Segundo o diretor do Instituto de Estudos para a América Latina e Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Columbia e um dos responsáveis pela implantação da filial da universidade no Rio, Thomas J. Trebat, o bom momento econômico e social do estado foi decisivo para a inauguração da nova unidade.

continua após o anúncio

"A decisão de instalar uma filial no Rio não foi baseada em um programa específico do Governo do Estado, mas leva em conta as inegáveis melhoras nos indicadores econômicos e sociais", disse Trebat, ressaltando que o centro acadêmico fluminense será a segunda filial da instituição na América Latina, depois da unidade de Santiago, no Chile.

Filiais espalhadas pelo mundo

continua após o anúncio

Além das filiais no Rio de Janeiro e em Santiago, no Chile, a Universidade de Columbia conta com centros de ensino em Pequim, Mumbai, Amã, Istambul, Nairóbi e Paris. Também estão nos planos da instituição unidades no Quênia e na Turquia.

Fundada em 1754 como King's College, a Universidade de Columbia é uma das maiores instituições de aprendizado dos Estados Unidos. A universidade é líder em pesquisa, promovendo a compreensão e o direcionamento dos temas globais.

continua após o anúncio

Rede Global está no Rio há um ano

A primeira unidade da América Latina do Studio-X foi instalada no Brasil há um ano. O estúdio é uma rede global criada em 2008 pela Faculdade de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia para pensar e planejar o futuro das cidades. Em 15 de março de 2011, o prefeito Eduardo Paes inaugurou a unidade carioca está localizada em parte das instalações do Centro Carioca de Design, na Praça Tiradentes, nº 48, no Centro, em um prédio cedido pela Prefeitura do Rio. A rede já está em Amman, Pequim, Moscou, Mumbai e Nova York. A visão da rede Studio-X global é estabelecer um intercâmbio único de idéias e pessoas entre as principais cidades de liderança regional em todo o mundo em rápida evolução, oferecendo apoio ao mais alto nível de reflexão sobre as novas realidades das cidades. Cada Studio-X atua como uma plataforma aberta de colaboração em pesquisa e debate com uma galeria de publicação, de exposições, um espaço de conferências e um espaço de trabalho de estúdio aberto.

continua após o anúncio

 


continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247