ONS reduz previsão para reservatórios do Sudeste

O Operador Nacional do Sistema elétrico reduziu a previsão para o nível de armazenamento de água dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste ao fim de março para 36,9%, ante a expectativa da semana anterior de que chegassem a 38,2%; assim, térmicas continuarão a ser acionadas

Water markers indicating where water level used to be are seen at Jaguary dam, as the dam dries up over a long drought period in the state of Sao Paulo, in Braganca Paulista, 100km (62 miles)  from Sao Paulo January 31, 2014. Brazilian power distributors
Water markers indicating where water level used to be are seen at Jaguary dam, as the dam dries up over a long drought period in the state of Sao Paulo, in Braganca Paulista, 100km (62 miles) from Sao Paulo January 31, 2014. Brazilian power distributors (Foto: Leonardo Attuch)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

SÃO PAULO, 24 Mar (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS) reduziu a previsão para o nível de armazenamento de água dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste ao fim de março para 36,9 por cento, ante a expectativa da semana anterior de que chegassem a 38,2 por cento.

Para que os reservatórios alcancem esse nível esperado ao fim de março, teriam que subir 1,2 um ponto percentual ao longo desta semana até a próxima segunda-feira. O nível do Sudeste-Centro Oeste em março, até agora, subiu apenas 1,09 ponto percentual, depois de um período de forte depreciação no início do ano, e está a 35,7 por cento, conforme dados fechados no domingo.

Ao final de março de 2001, ano do racionamento de energia, o nível dos reservatórios do Sudeste-Centro Oeste, estava a 34,53 por cento de armazenamento. Analistas de bancos e consultores apontam que o risco de racionamento continua subindo, sendo que analistas do HSBC divulgaram em relatório no fim da semana passada que o risco de racionamento "light" em 2014/2015 estaria em cerca de 40 por cento.

continua após o anúncio

O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, disse em fevereiro que os reservatórios da região Sudeste deveriam atingir cerca de 43 por cento de armazenamento ao final de abril para garantir suprimento de energia ao longo de 2014.

Praticamente todas as térmicas do país já estão acionadas atualmente. O ONS indica cerca de 17,9 GW médios de geração térmica para esta semana.

continua após o anúncio

Para a região Sul, o ONS reviu para cima a previsão de armazenamento dos reservatório ao fim de março, que devem chegar 46,1 por cento, ante 45,78 por cento atualmente.

No Nordeste, o nível dos reservatórios esperado ao fim do mês, conforme divulgado na sexta-feira, é de 41,7 por cento, praticamente o mesmo valor verificado atualmente, de 41,73 por cento.

continua após o anúncio

Já no Norte, onde chuvas abundantes levam a cheia histórica no rio Madeira, os reservatórios devem chegar a 84,9 por cento no fim do mês, ante 84,39 por cento atualmente.

(Por Anna Flávia Rochas)

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247