Novo bispo de Salvador sinaliza diálogo com terreiros de candomblé

Nomeado hoje pelo papa Bento XVI, Monsenhor Gilson Andrade da Silva ressaltou a diversidade cultural da Bahia em entrevista ao 247



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Victor Longo_247 – Nomeado nesta quarta-feira, 28, pelo papa Bento XVI como bispo auxiliar de Salvador, o monsenhor Gilson Andrade da Silva sinalizou abertura ao diálogo com os terreiros de candomblé em entrevista exclusiva ao Bahia 247. "A Bahia é muito representativa, pela religiosidade e pela diversidade cultural do seu povo", considerou. Questionado sobre um possível diálogo com as religiões de matriz africana, ele tergiversou: "Buscar o diálogo é sempre a postura da Igreja Católica, assim como o fez Jesus Cristo".

Negro e filho de mãe baiana da região de Planalto (a 477km de Salvador, próximo de Vitória da Conquista), o monsenhor fez questão de ressaltar, no entanto, que pretende "ter sempre clara a missão da Igreja, que é levar a todos a palavra de Jesus Cristo". Ele disse receber com "temor e alegria" a nomeação anunciada na manhã desta quarta-feira (27) pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. "Temor pela enorme responsabilidade que a nomeação representa e alegria pela oportunidade de trabalhar pela palavra do Senhor em um lugar tão importante para mim", detalhou.

Carioca, o monsenhor Gilson Andrade da Silva, de 44 anos, é atual reitor do Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, na Diocese de Petrópolis (RJ). Apesar de ter morado quase toda a vida no estado do Rio de Janeiro, ele ressaltou sua ligação familiar com a Bahia. Segundo a Arquidiocese da capital baiana, o Papa Bento XVI fez a nomeação na manhã desta quarta, no Vaticano. Com a nomeação, dom Murilo Krieger contará com a atuação de dois bispos auxiliares na arquidiocese, porque Dom Gregório Paixão continuará atuando.

continua após o anúncio

Ele será ordenado bispo no dia 24 de setembro, às 10h, na Catedral de Petrópolis, Rio de Janeiro. A posse em Salvador será realizada dia 8 de outubro, às 10h, na Catedral Basílica. Na Igreja Católica, o bispo é uma espécie de sucessor dos apóstolos, responsável por continuar a obra de Cristo em nosso tempo.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247