Nova explosão em bueiro no Rio dá multa à Light

Aconteceu por volta das 17h00, na rua Sete de Setembro, uma das mais movimentadas do centro da cidade; ontem, outros quatro tampes de ferro foram pelos ares, como bombas; Prefeitura culpa empresa de energia; populao insegura



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 _ Depois de quatro bueiros terem explodido ontem na rua da Assembleia, uma das mais movimentadas do centro do Rio de Janeiro, com suas pesadas tampas indo pelos ares, hoje mais uma ocorrência do mesmo tipo acaba de acontecer. Por volta das 17h00, um bueiro cuja galeria subterrânea é administrada pela concessionária de energia Light explodiu em frente ao teatro João Caetano, na rua Sete de Setembro, outra de grande movimento de pessoas no centro da capital fluminense. No início da tarde, no populoso bairro de Copacabana, um bueiro expeliu fumaça grossa mas não explodiu.

A prefeitura do Rio de Janeiro vai multar a Light, concessionária de energia elétrica da cidade, por danos ao patrimônio público e interrupção de vias públicas. Em nota divulgada hoje, a prefeitura afirma que "considera inaceitáveis os incidentes e explosões nos bueiros e câmaras subterrâneas da concessionária Light na cidade, que tem colocado em risco a segurança da população e o patrimônio público". A Light foi comprada pela estatal mineira Cemig. No governo do hoje senador Aécio Neves (PSDB-MG), vários cargos do primeiro escalão da companhia foram preenchidos, com altos salários, por indicação política. Entre o público carioca, acredita-se que esse tipo de ocupação da companhia venha debilitando, sensivelmente, a qualidade dos serviços oferecidos à população.

A Procuradoria Geral do Município, que já enviou notificações à empresa e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), está preparando medida legal contra a Light. Após a explosão de um caixa subterrânea em Copacabana, em abril deste ano, a prefeitura do Rio criou uma comissão de acompanhamento da situação.

continua após o anúncio

Coordenada pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, a comissão reuniu-se com a Light por diversas vezes e recebeu informações a respeito do plano de investimentos da empresa para solucionar a questão. A Light afirma que não tem conhecimento de risco iminente em qualquer logradouro da cidade.

A comissão de acompanhamento da prefeitura também esteve em reunião com o diretor geral e executivos da Aneel, em Brasília, para colher informações e alertar a agência reguladora sobre os episódios no Rio, solicitando providências urgentes. A Aneel informou que está acompanhando de perto a situação, assim como os programas de investimento da Light.

continua após o anúncio

A Light informou, através de nota, que suas equipes isolaram a área em torno da caixa subterrânea após registro de fumaça e que os técnicos adotarão as providências para a realização dos serviços necessários.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247