Nos EUA, Anielle discute retomada de ações conjuntas contra o racismo
"Vai ser um momento importante para reposicionar o Brasil como liderança global de combate ao racismo", diz a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que acompanha o presidente Lula (PT) em viagem aos Estado Unidos, vai tratar como representantes do governo norte-americano uma pauta bilateral de combate ao racismo.
A reunião é um pedido de entidades do movimento negro nos EUA para a retomada de ações conjuntas entre os dois países para promover a igualdade racial.
O Japer, sigla em inglês para Ação Conjunta para Eliminaçaõ da Discriminação Étnico-Racial, foi uma demanda defendida por 10 organizações do movimento negro brasileiro em carta conjunta enviada tanto a Lula quanto a Biden. O acordo foi firmado em 2008 entre as duas nações.
“Nesta manhã embarco para os EUA, ao lado do presidente Lula, numa agenda de trabalho em defesa da democracia na região e para a retomada do acordo entre os países para enfrentamento ao racismo e fortalecimento da população negra, o Japer”, escreveu a ministra em sua conta no Twitter. “Vai ser um momento importante para reposicionar o Brasil como liderança global de combate ao racismo”, completou.
"O governo brasileiro já recebeu a sinalização do governo dos EUA para a retomada do programa, que prevê o mapeamento da desigualdade racial no acesso à Justiça, no direito à cidade, às oportunidades econômicas e educacionais", destaca reportagem da CNN.
Na agenda da ministra está prevista uma reunião com a representante especial para Justiça e Igualdade Racial do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Desirée Cormier Smith, além de um encontro na Casa Branca. Ela também deve visitar o Museu Nacional da História e Cultura Afro-americana.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247