"Nikolas é um muambeiro das pautas da extrema direita", diz João Cezar de Castro Rocha

Professor avalia que o deputado federal Nikolas Ferreira “é o manual ambulante da retórica do ódio: destruição de reputação; discurso preconceituoso; espetacularização da política"

Nikolas Ferreira
Nikolas Ferreira (Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) João Cezar de Castro Rocha usou as redes sociais para afirmar que o deputado federal bolsonarista  (PL-MG) “é um muambeiro da pauta mundial da extrema direita”. A postagem foi feita na esteira da repercussão do discurso transfóbico feito pelo parlamentar na tribuna da Câmara  no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Em sua análise, Rocha destaca que nos Estados Unidos e na Europa, "a extrema direita há alguns anos investe na criação de um novo inimigo imaginário: mulheres trans são o alvo da vez” e que “tudo começou com a presença de atletas trans em competições. O que poderia ser um debate válido tornou-se histeria”.

continua após o anúncio

>>> Petição pela cassação de Nikolas Ferreira tem quase 300 mil assinaturas 

“A técnica da extrema direita é sempre a mesma: enfatizar casos muito específicos, apresentados como regra universal. A finalidade é produzir medo, pânico social, estimulando a retórica do ódio, que só sobrevive se inimigos imaginários forem multiplicados”, observa o professor. 

continua após o anúncio

Ainda segundo ele, Nikolas “é o manual ambulante da retórica do ódio: destruição de reputação; discurso preconceituoso; espetacularização da política. Estratégia que exige a invenção sem trégua de inimigos. Mas, sem limites, como fazê-lo sem incorrer no risco, grande, de cometer crimes?”

>>> Partidos pedem cassação de Nikolas Ferreira por quebra de decoro 

continua após o anúncio

Nesta Linha, Rocha defende que posicionamentos extremistas como os de Nikolas Ferreira sejam alvo da lei. “O método da extrema direita, como se baseia em romper limites, não tem como evitar o cometimento de crimes já tipificados no Código Penal. Logo, dentro das regras do jogo democrático, a lei é o norte”, ressalta. 

 

 

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247