MP vai investigar acidente com bonde em Santa Teresa

Ministrio Pblico abrir inqurito hoje sobre o acidente que matou 5 e feriu mais de 50, no Rio; governador Srgio Cabral determinou a interrupo, por tempo indeterminado, do servio



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) abrirá hoje um inquérito civil para investigar o acidente com o bonde de Santa Teresa, no centro da cidade, que matou cinco pessoas e feriu 57, no sábado. A responsabilidade, no entanto, já está clara para o promotor de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, Carlos Andresano.

"Tratando-se de uma atividade de transporte, a responsabilidade é objetiva. Independentemente de haver culpa de quem quer que seja, a responsabilidade é do transportador", disse o promotor. A Companhia Estadual de Transporte e Logística (Central), empresa que administra os bondes, é vinculada à Secretaria de Estado de Transportes. "A responsabilidade deles diante do fato para mim já está estabelecida", afirmou Andresano.

O secretário de Transportes, Júlio Lopes, será convocado a prestar esclarecimentos. De acordo com o promotor, o inquérito pode resultar em uma ação civil pública, mas pode ser resolvido também de forma extrajudicial, com a criação, por exemplo, de um programa de indenizações para as vítimas e familiares.

continua após o anúncio

"Não foi um fato isolado. Temos relatos recentes de falta de conservação e descaso. Tivemos o acidente envolvendo o turista francês, que caiu dos arcos da Lapa e morreu. São situações graves que mancham o Rio. Não se trata apenas de um modal de transporte, é um ponto turístico da cidade que tem de estar em perfeitas condições de uso, conservação e manutenção, sob pena de colocar a vida das pessoas em risco", disso o promotor.

O acidente também pode resultar em processo criminal contra os responsáveis, já que o caso é investigado pela 7ª Delegacia de Polícia (Santa Teresa). A secretaria de Transportes convocou uma entrevista com a imprensa para hoje à tarde, "para responder perguntas sobre a operação do sistema de bondes em Santa Teresa".

continua após o anúncio

Bondes paralisados

Agência Brasil - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, determinou a interrupção, por tempo indeterminado, do serviço de bondes em Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro, depois do acidente que matou cinco pessoas e feriu mais de 50 no sábado (27). Por meio de nota divulgada na noite de ontem (28), Cabral também determinou que a Secretaria Estadual de Transportes “conduza um plano de modernização dos bondes”.

continua após o anúncio

Segundo o texto, a Secretaria de Transportes tem atenção e preocupação constantes com os bondes de Santa Teresa. O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio (Crea-RJ) fez ontem uma vistoria e detectou problemas no freio, que podem ter ocasionado o descarrilamento do veículo.

O bonde de Santa Teresa é um tradicional veículo sobre trilhos, muito usado por turistas e moradores do bairro, que liga a parte baixa do centro da cidade à região de Santa Teresa, que fica sobre um morro.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247