Mitos, verdades e mentiras

Tenho cinco filhos e uma enteada. Certa vez um deles me perguntou: Pai, mulher pode beijar mulher, homem pode beijar homem?



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O conhecimento é continuo nunca se esgota. Precisamos ter em mente que nunca um assunto ou tema estará plenamente debatido ou suficientemente explicado. Até porque, "Onde todos pensam do mesmo jeito, ninguém está pensando muito". Walter Lippmann.

Vou começar lhe pedindo caro leitor, que você mesmo (a) avalie os pontos abaixo a partir do texto descrito e reflita se não lhe parece familiar se o que está a sua volta não é reflexo um pouco desse fato histórico que destacamos.

“Em dado momento da história da humanidade, os homens saiam para caçar e as mulheres ficavam na aldeia, cuidando da prole e demais tarefas `domésticas`.” 

continua após o anúncio

Por isso, alguns afirmam que em um acidente de automóvel, as mulheres não colidem nas laterais e tampouco os homens nas traseiras de outros automóveis. Isto porque, ao caçar os homens fixavam seu olhar sempre em frente em busca da melhor oportunidade para abater a caça. Já as mulheres desenvolveram melhor sua visão periférica (ao redor), porque, ao ficarem nas aldeias, permaneciam sempre alerta para proteger a prole e aos demais aldeões dos predadores que circundavam a mesma.

A sociedade apresenta-se machista em razão da nossa educação, formação cultural ou talvez própria criação que as famílias impõem a seus filhos. Em regra, os meninos recebem uma criação diferente das meninas e por isso mesmo, começam a ter uma visão básica das relações futuras entre homens e mulheres. Meu filho é um conquistador, mas, minha filha é muito prendada, tem hora pra chegar em casa, não pode namorar fora das nossas vistas etc... Pode parecer que estamos a ouvir nossas avós a falar, mas, não... essa fala ainda é muito usada pela nossa sociedade em diversos dialetos; gírias populares (maneira das pessoas falarem).

continua após o anúncio

Em regra, o que se espera de uma relação entre homens e mulheres é o seguinte: “a mulher quer ser protegida e o homem quer ser cuidado”. Normalmente os homens agem assim... – homem: onde está a meia que te pedi? – mulher: já falei, tá dentro da segunda gaveta da cômoda... – homem: mas eu não estou achando..... -mulher: qual a novidade nisso? To indo ai, espera um pouco.... Esse cuidado no zelo das coisas domésticas é que deixou os homens desatentos a esses detalhes. Sem falarmos que as mulheres conseguem desempenhar várias funções ao mesmo tempo, ao passo que os homens somente uma de cada vez;

E então, você concorda ou não que esses fatos acima narrados são decorrentes de um passado que ficou registrado em nossas memórias genéticas?

continua após o anúncio

Dificilmente uma criança coloca a mão no fogo hoje em dia, mais ainda enfia o dedo ou qualquer outro objeto pontiagudo na tomada. Isto porque, ela tem memória genética do fogo, mas, ainda não tem memória genética para a eletricidade que é uma descoberta muito recente em nossa história evolutiva. 

Na verdade, estamos vivendo em uma encruzilhada de costumes, hábitos e valores... de um lado, nossa bagagem e tudo o mais que aprendemos e acumulamos ao longo dos anos e das gerações e de outro lado, o progresso e a evolução tecnológica absurdamente veloz, sobretudo após a segunda grande guerra mundial, onde a ciência e a tecnologia nos empurrou quase cem anos a frente, muito em função das descobertas e experimentos realizados pelos alemães, além do desenvolvimento da informática em seu sentido amplo, máquinas; programas; internet e etc.., que efetivamente, mudou a face da sociedade em que vivemos.

continua após o anúncio

Ora, não será por isso que ainda não nos ajustamos da forma que entendemos ideal nas relações que envolvem a inserção das mulheres e homens, heterossexuais, homossexuais, afrodescendentes quanto ao desempenho e seu papel na sociedade?

Ainda não deu tempo de processar tudo de uma vez. Por isso, precisamos manter sempre o diálogo como instrumento essencial para melhor entendermos o que se passa a nossa volta. 

continua após o anúncio

Tenho cinco filhos e uma enteada. Certa vez um deles me perguntou: Pai, mulher pode beijar mulher, homem pode beijar homem? E outro ainda, já adolescente emendou... não posso mais chamar meu amigo de negão... ele disse que é politicamente incorreto... aliás, pai, o que é politicamente incorreto?

Fiquem com essa reflexão, que eu fico por aqui a dizer e cantar a música côncavo e convexo do Roberto Carlos e, ainda, a chamar meus irmãos de outra etnia de negão... aliás, Raça é uma só: A HUMANA!

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247