Ministros querem concurso no CNJ contra favoritismo de Barbosa

Indicação cabe ao presidente do STF, mas magistrados querem abrir a disputa a candidatos de tribunais pelo país; Barbosa já tinha apresentado nomes para os cargos - o de uma desembargadora de Brasília e o de uma juíza de SP

Ministros querem concurso no CNJ contra favoritismo de Barbosa
Ministros querem concurso no CNJ contra favoritismo de Barbosa


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Ministros do STF querem evitar a escolha de conselheiros do CNJ pelo presidente da Casa, Joaquim Barbosa. Eles sugerem a criação de um concurso para preencher as vagas. Leia a informação de Mônica Bergamo, da Folha:

URNA ELETRÔNICA

Confusão à vista na indicação de novos conselheiros do CNJ (Conselho Nacional de Justiça): os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) devem anunciar em breve uma espécie de "concurso" para escolher os dois representantes do poder Judiciário no órgão. Tribunais do país, além dos magistrados da corte máxima, poderão indicar candidatos. O número de postulantes pode chegar perto de cem.

PORTA ABERTA

continua após o anúncio

Na prática, a medida contorna as indicações de Joaquim Barbosa. Como é praxe, na condição de presidente do STF, ele já tinha apresentado nomes para os cargos --o de uma desembargadora de Brasília e o de uma juíza de SP. Com o "concurso", elas passam a disputar as vagas com dezenas de candidatos.

MULTIDÃO

continua após o anúncio

Barbosa apresentou os nomes em abril, depois de analisar o currículo das magistradas e com a intenção de aumentar a presença feminina no CNJ. Outros ministros pediram tempo para analisar e também para que o STF, desta vez, adotasse nova forma de indicação. O "concurso" deve resultar em disputa inédita e acirrada pela indicação, que cabe ao Supremo.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247