Ministro afirma que “Petrobrás trabalhou contra o país nos últimos anos”

Em participação em um seminário organizado pelo grupo Esfera Brasil, Silveira reiterou a intenção do governo federal de mudar a política de preços atualmente adotada pela estatal

Petrobrás e Alexandre Silveira
Petrobrás e Alexandre Silveira (Foto: ABr)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 — O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez uma declaração nesta segunda-feira (15/5) afirmando que a Petrobras teve um impacto negativo no país nos últimos anos, informou o Metrópoles.

Durante sua participação em um seminário organizado pelo grupo Esfera Brasil, que reúne empresários de diversos setores da economia brasileira, Silveira reiterou a intenção do governo federal de mudar a política de preços atualmente adotada pela estatal. Essa intenção já foi expressa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo comandante da Petrobras, Jean Paul Prates, e pelo próprio Silveira.

continua após o anúncio

No momento, a política de preços da Petrobras está vinculada à flutuação do valor praticado no mercado internacional, conhecido como Preço de Paridade de Importação (PPI).

Silveira destacou a diferença entre as abordagens econômicas dos governos passado e atual, especialmente em relação à Petrobras, e enfatizou a necessidade de ser transparente sobre o contexto político. Ele também ressaltou o controle majoritário exercido pelo governo sobre a Petrobras por meio da maioria dos assentos no conselho administrativo.

continua após o anúncio

O ministro afirmou que a política de preços da Petrobras é abstrata e que a empresa se afastou de sua função social. Segundo ele, a Petrobras deveria desempenhar um papel indutor do crescimento nacional, mas, nos últimos anos, agiu contra os interesses do país. Silveira mencionou o preço do botijão de gás vendido pela Petrobras, que está 26% acima do PPI e é subsidiado pelo governo para atender às necessidades das famílias de baixa renda.

Além de Silveira, o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o sócio-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, participaram do debate.

continua após o anúncio

Embora o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, estivesse previsto para participar do painel, ele não compareceu ao evento. A organização foi informada sobre sua ausência apenas alguns minutos antes do início do painel, segundo informações da Esfera Brasil.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247