Médicos protestam contra proibição de emagrecedores
Conselho Federal de Medicina vai recorrer contra deciso da Anvisa de banir do mercado remdios base de anfetamina e de restringir venda de derivados de sibutramina
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou que irá recorrer contra a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de banir do mercado emagrecedores à base de anfetaminas. Segundo os médicos, essas fórmulas auxiliam no tratamento de pacientes com obesidade. Em contrapartida, eles pedem mecanismos de controle mais rígidos no uso desses medicamentos para evitar abuso.
Ontem, a Anvisa proibiu a venda de remédios para emagrecer à base de anfetaminas e impôs restrições no uso dos derivados de sibutramina. O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, baniu a anfepramona, femproporex e mazindol com base em estudos internacionais que apontam baixa eficácia na perda de peso e riscos aos pacientes.
De acordo com o CFM, o tema será levado a debate em sessão plenária da entidade, prevista para ocorrer de 5 a 7 de outubro. "É quando serão definidas as medidas judiciais cabíveis para proteger a saúde da população e garantir a autonomia dos médicos na escolha das opções terapêuticas reconhecidas cientificamente", disse o CFM. As informações são da Agência Brasil.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247