McDonald´s é mau patrão, diz sindicato no Senado

Empresa tem jornada mvel para empregados; trabalhador no sabe ao certo a que horas tem de entrar a cada dia; e nem quanto ir receber no final do ms; isso legal, Ronald?



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Evam Sena_247, em Brasília – A rede de lanchonetes McDonald's foi acusada hoje, em audiência pública no Senado, de explorar funcionários sob o pretexto de uma jornada de trabalho “móvel e variável”.

De acordo com a denúncia, feita pelo Sindicado dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares e Similiares de São Paulo (Sinthoresp), lojas do McDonald’s, por meio da jornada de trabalho móvel, pagam seus funcionários sem que eles saibam, previamente, o quanto irão receber e quanto horas irão trabalhar. O sindicado afirma que os tributos trabalhistas não são pagos, o recolhimento para aposentadoria não é feito, e, em alguns meses, empregados não chegam a ganhar R$ 230, menos da metade do salário mínimo.

Acionado pelo sindicato, o Ministério Público do Trabalho (MPT) da 2ª região comprovou extensas jornadas de trabalho, prorrogação ales de duas horas extras, ausência do período mínimo de 11 horas de descanso entre dois turnos e de folga pelo menos uma vez por semana.

continua após o anúncio

Depois de termo de ajuste de conduta não cumprido, o McDonald’s foi obrigado, há um ano, a pagar multa de R$ 13,2 milhões, com publicidade contra o trabalho infantil e divulgação dos direitos da criança e adolescente e com doação do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da USP.

No Ceará, o ministério público também fez com que franqueados da rede de fast-food se comprometessem a dar eescanso semanal remunerado de 24 horas e controle dos horários de entrada, saída e período de repouso.

continua após o anúncio

O diretor de relações governamentais do McDonald's, Pedro Parizi, também presente na audiência, disse que a rede tem cerca de 40 mil funcionários em todo o país e “talvez tenha cometido um ou outro deslize”. “As exceções não podem se tornar marcas de uma empresa. Se isso aconteceu, estamos aqui para dialogar”, afirmou.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247