Maioria no país agora reprova a reeleição
Segundo pesquisa Datafolha, pela 1ª vez, o apoio majoritário ao instituto da reeleição desapareceu: só 30% são favoráveis – contra 65% em 2005; já os contrários pularam de 39% para 67% desde o último estudo; "A rejeição a Dilma pesa, mas não só. Há um contexto muito forte de rejeição geral à política, que vem desde junho de 2013", diz o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino; a rejeição à obrigatoriedade do voto também bateu o recorde da série de pesquisas a respeito
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – Uma pesquisa Datafolha aponta, pela primeira vez, que o apoio majoritário ao instituto da reeleição desapareceu.
Atualmente, só 30% são favoráveis – contra 65% em 2005, na véspera do ano eleitoral que teria o então presidente Lula concorrendo a um segundo mandato. Já os contrários pularam de 39% para 67% desde o último estudo.
Na Câmara, os deputados aprovaram um projeto que a extingue reeleição por um placar de 452 votos a 19. Para vigorar, a nova lei precisa passar por nova votação na Casa e, depois, ser aprovada pelo Senado.
Sobre a alteração do tempo de mandato dos políticos, a maioria (53%) disse ser favorável a cinco anos para todos os cargos eletivos, como aprovado pela Câmara.
O Datafolha também aponta que a rejeição à obrigatoriedade do voto bateu o recorde da série de pesquisas a respeito.
"A rejeição a Dilma pesa, mas não só. Há um contexto muito forte de rejeição geral à política, que vem desde junho de 2013", diz o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino (leia mais).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247