Lula veta repactuação de acordos de leniência e troca de pagamentos por obras
Presidente ordenou que a CGU (Controladoria-Geral da União) estabeleça novas regras apenas para acordos futuros
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O presidente Lula (PT) vetou uma possível repactuação de acordos de leniência com empresas investigadas pela Lava Jato, segundo a Folha de S. Paulo. O presidente ordenou que a CGU (Controladoria-Geral da União) estabeleça novas regras apenas para acordos futuros.
Essa decisão foi tomada durante as discussões entre empreiteiras e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), sobre um plano de repactuação de seus acordos. O plano inicial envolvia a troca de valores a serem pagos à União por obras selecionadas pelo governo. Essa medida permitiria a execução de projetos prioritários da gestão Lula e, ao mesmo tempo, garantiria às construtoras uma nova carteira de contratos, possibilitando que buscassem linhas de crédito junto aos bancos. Atualmente, elas enfrentam restrições devido às suas dificuldades financeiras.
No entanto, uma análise técnica teria demonstrado a inviabilidade dessa solução. Um dos problemas era que a União não poderia negociar recursos que pertencem a terceiros, abrindo mão de receber valores que também são pagos a estatais prejudicadas, como a Petrobrás.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247