Lula não é o rei Sol
A presença de Lula não ofuscaria Dilma no almoço oferecido a Obama. A recusa só revelou o tamanho de sua vaidade
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cometeu uma gafe sem tamanho durante a visita do presidente americano Barack Obama ao Brasil. Convidado para participar de um almoço oferecido ao visitante no Palácio do Itamaraty, Lula respondeu com um sonoro “não”. Com a recusa, tornou-se o único ex-presidente do País a não participar do evento. Lá estavam José Sarney, Fernando Collor de Melo, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Enfim, havia uma cadeira vazia que deveria estar ocupada. De uma só tacada, Lula promoveu uma gafe diplomática, revelou indelicadeza com um visitante estrangeiro, emitiu um sinal de desprestígio para a presidente Dilma Rousseff e desrespeitou seus antecessores na presidência.
Lula fantasiou sua arrogância com o manto de uma mal disfarçada humildade. Disse que esse momento de grande exposição era de Dilma, não dele. Bobagem. Quem disse que sua presença tiraria de Dilma o papel de protagonista na recepção a Obama? Lula não é o rei Sol, cuja luz ofusca o brilho de todos à sua volta. A possibilidade de roubar a cena só existia em sua mente. O que assustou realmente o ex-presidente foi a certeza de que seria um coadjuvante na festa do Itamaraty. E sua imensa (e incontrolável) vaidade não está preparada para tanto.
Com a negativa ao convite, Lula perdeu, inclusive, a oportunidade de receber pessoalmente um afago em sua vaidade. No discurso ao final do almoço, Obama referiu-se de forma simpática ao antecessor de Dilma. Ao se falar aos Jogos Olímpicos de 2016, cuja sede será o Rio de Janeiro, o presidente americano disse:“Lula ganhou essa”, lembrando que o Rio superou Chicago, sua principal base eleitoral. Há exatos dois anos, Obama já tinha levantado a bola de Lula. Em um encontro do G20, em Londres, virou-se para o primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, apontou Lula e afirmou: “esse é o cara”. Na ocasião, uma piada correu o mundo político. Segundo ela, a vaidade do ex-presidente Fernando Henrique não aguentaria tamanha demonstração do prestígio de Lula. Com a gafe deste sábado, Lula involuntariamente superou Fernando Henrique na disputa que os dois travam há anos para mostrar quem tem o ego maior.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247