Lula atende catadores e catadoras e assina decretos de recriação do Pró-Catador e revisão do Recicla+
"Esse é o primeiro passo de uma caminhada muito longa que nós temos que fazer para que vocês sejam transformados em cidadãos plenos", afirmou o presidente no evento
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O presidente Lula (PT) participou na manhã desta segunda-feira (13) de solenidade que marcou a recriação do programa Pró-Catador. Por meio dos dois decretos assinados pelo presidente, o governo reconhece o protagonismo dos catadores no processo de reciclagem.
O primeiro decreto assinado por Lula institui o Programa Diogo Sant’ana Pró-Catadoras e Catadores para a Reciclagem Popular, recriação do antigo Programa Pró-Catador, extinto pelo governo Jair Bolsonaro (PL). O segundo decreto, com foco na atividade de reciclagem, revoga o Recicla+ e institui três novos instrumentos: o Certificado de Crédito de Reciclagem; o Certificado de Estruturação e Reciclagem de Embalagens em Geral; e o Crédito de Massa Futura.
Em discurso, o presidente pediu que a categoria continue cobrando seu governo e apresentando novas reinvindicações. “Esse é o primeiro passo de uma caminhada muito longa que nós temos que fazer para que vocês sejam transformados em cidadãos e cidadãs plenas. Esse é apenas o começo. Temos quatro anos para vocês cobrarem, porque vocês sabem que não é em qualquer governo que vocês podem entrar no Palácio do Planalto. A entrada de vocês significa que o povo brasileiro está participando da reconstrução desse país, porque ele foi desmontado”
"Para cada catador e para cada catadora, meus parabéns. Que vocês continuem lutando. Qualquer coisa que vocês precisarem, saibam que vocês têm um amigo aqui", finalizou.
Participaram do evento ao lado do presidente Lula o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), a primeira-dama, Janja, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Márcio Macêdo (Secretaria Geral), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e Silvio Almeida (Direitos Humanos).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247