Lewandowski absolve, e, de novo, Barbosa rebate

Relator da Ação Penal 470, Joaquim Barbosa rebate a posição do revisor, Ricardo Lewandowski, que absolveu Ayanna Tenório e Vinicius Samarane, ex-dirigentes do Banco Rural; Barbosa condenou os dois e reforçou o porquê; Lewandowski queria a tréplica, mas abriu mão atendendo a pedidos

Lewandowski absolve, e, de novo, Barbosa rebate
Lewandowski absolve, e, de novo, Barbosa rebate (Foto: Edição/247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro Joaquim Barbosa rebateu a posição do revisor revisor da Ação Penal 470, Ricardo Lewandowski, que absolveu os ex-dirigentes do Banco Rural Ayanna Tenório e Vinicius Samarane nesta quarta-feira. Relator do processo,Barbosa condenou os dois. Para Barbosa, Ayanna Tenório tinha poder na renovação dos empréstimos que deram origem ao caixa do chamado 'mensalão'. "Ela disse que não tinha conehcimento técnico. Mas a área técnica disse que havia risco e ela fez o contrário (concedeu o empréstimo)", disse o relator.

Diante do contraponto, Lewandowski chegou a pedir tempo para uma tréplica, mas, atendendo aos pedidos dos colegas, abriu mão do que ele considerava um direito. "Mas a tréplica nem está no nosso regimento", disse Barbosa. Presidente do STF, Carlos Ayres Britto interveio: "O confronto de ideias é enriquecedor e muitas vezes necessário para o bom entendimento das coisas. O meu objeto não é travar o debate das ideias, sobretudo no plano conceitual. Agradeço sempre as intervenções de vossa excelência (Lewandowski), marcadas por uma fineza de trato, inclusive, pelo temperamento de vossa excelência".

O tom chegou a subir em alguns momentos da discussão, mas qualquer possibilidade de uma polêmica maior foi evitada depois que Lewandowski e Barbosa externaram, cada um, seus pontos. O julgamento seguiu com o voto da ministra Rosa Weber.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247