Lava Jato sofre mais uma derrota e STF rejeita denúncia contra Renan Calheiros

“Os pistoleiros da honra alheia ainda precisam pagar com cadeia”, disse Renan sobre os integrantes da Lava Jato

Renan Calheiros
Renan Calheiros (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 — Na ação da Lava Jato referente ao suposto esquema de corrupção na subsidiária da Petrobras, Transpetro, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou uma denúncia contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Isso ocorreu porque os ministros aceitaram um recurso da defesa de Calheiros e mudaram o entendimento sobre a denúncia, que já tinha sido aceita pela própria Segunda Turma em 2019. 

continua após o anúncio

O relator do caso, Gilmar Mendes, afirmou que o julgamento anterior foi “omisso” em relação às provas da acusação que não teriam sido embasadas apenas na delação do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Os magistrados Ricardo Lewandowski e Nunes Marques acompanharam o voto de Mendes, enquanto André Mendonça e Edson Fachin rejeitaram o recurso. 

O julgamento terminou nesta sexta-feira,31. 

continua após o anúncio

Em 2017, Renan Calheiros foi denunciado pela Procuradoria Geral da República por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um esquema de corrupção em contratos da Transpetro. 

O senador celebrou a decisão no Twitter e classificou como “falsa” a denúncia contra ele. Ele também mencionou outras ações que considera importantes na luta contra os transgressores da Lava Jato.

continua após o anúncio

“A luta contra os trangressores da Lava Jato incluiu condenações ao delinquente Deltan Dallagnol, a lei contra o abuso de autoridades, o juiz de garantias e a cassação da OAB de Rodrigo Janot. Os pistoleiros da honra alheia ainda precisam pagar com cadeia”, disse.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247