Justiça determina que IBGE inclua questões sobre LGBTQIA+ no Censo 2022

Decisão acolheu pedido do MPF, que alegou que tais questões são importantes para a criação de políticas públicas destinadas a este público

(Foto: REUTERS/Bernadett Szabo)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O juiz Herley da Luz Brasil, da Justiça Federal do Acre, determinou nesta sexta-feira (3) que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inclua questões sobre orientação sexual e identidade de gênero no Censo Demográfico de 2022.

Segundo site Metrópoles, a decisão, em caráter liminar, determina que o IBGE comunique à Justiça, em até 30 dias, as providências tomadas e planejadas para cumprir a resolução do juiz federal.

continua após o anúncio

O magistrado atendeu a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que em março entrou com uma ação civil refutando a falta de questões sobre orientação sexual e identidade de gênero no Censo Demográfico. O MPF afirma que “a informação estatística cumpre um significativo papel instrumental na efetivação de políticas públicas. Contudo, no caso dessa população, os levantamentos não contam com uma coleta de cobertura nacional e com reduzida capacidade de desagregação por grupo sociodemográfico”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247