Justiça condena ‘sortudo’ da loteria em SP

Luiz Ozilak Nunes da Silva, da Polcia Civil, foi condenado a 13 anos de cadeia, acusado de construir um resort de luxo com dinheiro de atividades ilegais; para justificar sua verba, ele afirmou ter ganho 17 vezes em quatro meses na loteria

Justiça condena ‘sortudo’ da loteria em SP
Justiça condena ‘sortudo’ da loteria em SP (Foto: DIVULGAÇÃO)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Fernando Porfírio _247 – A Justiça paulista condenou, no último dia 11, o ex-delegado da Polícia Civil Luiz Ozilak Nunes da Silva. Ele é acusado de construir um resort, em Juquitiba, na Grande São Paulo, com dinheiro obtido por meio de atividades ilícitas, como estelionato e associação para o tráfico de drogas, conforme denúncia apresentada pelo Ministério Público. Cabe recurso ao Tribunal de Justiça.

Ozilak, que ficou conhecido por dizer que ganhou 17 vezes na loteria em um período de quatro meses, estava foragido desde agosto de 2007. O ex-delegado foi preso no Morumbi (zona oeste), em seu carro, próximo do lugar onde morava, em uma ação conjunta da PM com o Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos).

A decisão é do juiz Augusto Antonini, da 10ª Vara Criminal Central da Capital paulista. O magistrado condenou o ex-delegado por associação para o tráfico, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. A pena aplicada é de 13 anos e dez meses de prisão, além da perda do cargo.

continua após o anúncio

No último dia 13, o desembargador Júlio Caio Farto Salles, da 9ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, negou liminar à defesa para suspender o decreto de prisão expedido contra o ex-delegado.

Luiz Ozilak já havia sido exonerado do cargo como punição administrativa. Como o ex-delegado teve mandado de prisão expedido há quase um ano e está foragido, o juiz Augusto Antonini entendeu que ele não deveria ganhar o benefício de recorrer em liberdade.

continua após o anúncio

A sentença também decretou a perda, em favor da União, do complexo hoteleiro e de um imóvel localizado em região nobre da capital. Os bens, de acordo com o MP teriam sido adquiridos ilegalmente pelo ex-delegado. Outras oito pessoas também foram condenadas no mesmo processo criminal.

O Ministério Público afirma que, no período em que atuava primeiro como investigador de polícia e, depois, como delegado, Luiz Ozilak construiu o Louisville Eco Resort Hotel & Conventions, um empreendimento com 61 apartamentos, seis piscinas e completa estrutura de lazer, sediado em meio à Mata Atlântica, em Juquitiba. O complexo hoteleiro está avaliado em R$ 12 milhões, segundo perícia judicial.

continua após o anúncio

Como seus vencimentos na Polícia não eram suficientes para justificar esse aumento de patrimônio, Ozilak declarou ter ganho 17 vezes na loteria federal durante o segundo semestre de 2001, o que teria lhe rendido R$ 256 mil.

Na verdade, o ex-delegado havia comprado bilhetes premiados dos verdadeiros ganhadores, mas a manobra foi descoberta depois que o Conselho de Controle das Atividades Financeiras (COAF), órgão do Ministério da Fazenda, identificou grandes movimentações financeiras em nome dele.

continua após o anúncio

Investigação do Gaeco – braço do Ministério Público que investiga organizações criminosas – e da Corregedoria da Polícia Civil concluiu que o aumento de patrimônio do então delegado deu-se com dinheiro obtido por meio de atividades ilícitas.

Utilizando-se de duas empresas da Capital, registradas em nome de “laranjas” Ozilak passou a comercializar, no final dos anos 90, motocicletas importadas dos Estados Unidos. Ele próprio negociava as vendas, prometendo facilidades no desembaraço aduaneiro dos veículos em razão de sua condição de policial.

continua após o anúncio

Ainda de acordo com o MP, Ozilak recebia o dinheiro adiantado, mas não entregava o total de motos negociadas e intimidava aqueles que lhe cobravam a mercadoria faltante, ressaltando seu cargo de delegado e exibindo sua arma de fogo.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247