Jornada pela Democracia responde pauta conservadora
Com dez horas de debates e 30 participantes, nova edição do evento será realizada no próximo domingo 24 e terá transmissão pela internet; serão abordados temas de relevância em justiça, direitos humanos e segurança; entre os debatedores estarão o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, que criou o programa Mais Médicos, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) e o professor Pedro Abramovay
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Rede Brasil Atual - No próximo domingo (24), será realizada a 2ª Jornada pela Democracia em São Paulo, uma maratona com dez horas de debates, a partir das 11h, que vão abordar temas de relevância em justiça, direitos humanos e segurança. A primeira edição da Jornada, em 12 de abril, foi apresentada como contraponto às manifestações conservadoras contra a democracia.
Com transmissão ao vivo pelos portais TVT, RBA e Fórum, além de outros portais e blogs progressistas, os debates desta edição contarão com 30 personalidades, entre eles Douglas Belchior, da União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora (Uneafro), o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, que criou o programa Mais Médicos, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) e o professor Pedro Abramovay, diretor para a América Latina da Open Society Foundations ex-secretário nacional de Justiça, durante o governo Lula.
Os participantes, em grupos de cinco pessoas, vão debater seis temas: estatuto do desarmamento, guerra às drogas, sistema carcerário, auto de resistência e o genocídio dos jovens negros, equívocos da redução da maioridade penal e segurança pública. "Decidimos retomar a jornada porque depois da primeira edição as pessoas começaram a perguntar quando haveria um nova rodada de debates", afirma o jornalista Camilo Vannuchi, um dos organizadores do evento.
"Estamos muito preocupados com a pauta conservadora do Congresso e o desrespeito aos direitos humanos; precisamos reagir à tentativa de reduzir a maioridade penal e jogar os menores em presídios comuns; precisamos promover um debate com pautas propositivas, como sobre os autos de resistência, para que todas as mortes sejam investigadas, inclusive as mortes por policiais", diz Camilo.
A ideia da 2ª Jornada é manter esse fórum ativo, promovendo novos debates de tempos em tempos a fim de unir forças, elaborar propostas e construir um futuro no qual o retrocesso seja substituído pelo progresso, o atraso pela ousadia, o conservadorismo pela coragem, informa o texto de divulgação do evento.
Enquanto trabalha na organização do evento, Vannuchi se mobiliza nas redes sociais para angariar recursos e cobrir as despesas da jornada. "Precisamos levantar pelo menos R$ 7 mil. São gastos referentes a aluguel do espaço, transmissão por streaming, produção de mobiliário e equipamentos, equipe mínima com segurança e limpeza, e também para conseguirmos trazer alguns debatedores de outros estados. Para isso, contamos com a ajuda de todos nesse financiamento coletivo", escreve Vannuchi na página do evento no Facebook.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247