Joga fora onde mesmo?
Nem todo resduo que sai de casa pode ser descartado como lixo comum. Saiba como se desfazer de itens eletrnicos, objetos cortantes e medicamentos
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Sabrina Fiuza_Brasília247 – Lugar de lixo é na lixeira, certo? Nem sempre. Resíduos domésticos podem ser perigosos e por isso precisam de atenção. Aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, entre outros, contêm materiais prejudiciais à saúde, como mercúrio, chumbo e policloreto de vinila, conhecido como PVC. Devem ser descartados em locais próprios, para que sejam tratados da forma correta e não contaminem ou machuquem ninguém.
O químico Eduardo Ferreira, presidente da Comissão de Gerenciamento, Tratamento e Destinação de Resíduos Perigosos da Universidade de Brasília (UnB), alerta que o plástico usado nos computadores tem retardante de chamas, que evita que aparelho pegue fogo. No entanto, o material é tóxico e deve ser descartado em centro especializado para que seja desmontado e reaproveitado. Ferreira também chama a atenção para o cuidado com as lâmpadas fluorescentes, que têm mercúrio. "Se alguém quebrar uma lâmpada, ficará exposto ao mercúrio que está dentro dela, em forma de vapor", explica.
Saiba como descartar alguns resíduos:
Vidro: Quebrar um copo em casa é comum. A melhor forma de descartar o material, segundo o Serviço de Limpeza Urbana, é enrolá-lo em folha de jornal, identificar o conteúdo e, aí sim, colocar em sacolas plásticas.
Agulha e tesoura: Objetos cortantes ou perfurantes devem ser descartados em recipiente com tampa.
Remédios: Crianças podem confundi-los com doces! Por isso, devem ser entregues ao posto de saúde mais próximo.
Eletrônicos: Itens como máquinas de lavar roupa ou louça, micro-ondas, eletrodomésticos devem ser entregues a empresas especializadas. Os metais neles contidos, se descartados como lixo orgânico, contaminam o lençol freático.
Computadores: Com exceção do monitor, as outras partes podem ser entregues ao Comitê de Democratização da Informática, que utiliza a doação para promover a inclusão digital.
Pilhas e baterias: Devem retornar ao fabricante. No entanto, alguns empreendimentos privados oferecem locais de coleta.
Lâmpada: Também merecem atenção especial. Algumas empresas recebem o material, descontamina o produto e o recicla.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247