Jefferson passará por audiência de custódia na tarde desta segunda

Ainda de madrugada, ele passou pelo IML para realização de exame de corpo de delito e posteriormente levado ao presídio de Benfica, onde permanece preso

Roberto Jefferson chega ao presídio de Benfica, no RJ
Roberto Jefferson chega ao presídio de Benfica, no RJ (Foto: Reprodução/TV Globo)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Após entregar-se à Polícia Federal depois de inicialmente resistir à prisão com disparos de fuzil e lançamentos de granadas que feriram dois agentes no domingo, o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) passou a noite no presídio de Benfica, no Rio de Janeiro, e passará à tarde por uma audiência de custódia.

continua após o anúncio

Jefferson foi preso após se entregar em sua casa, no município de Levy Gasparian, no interior do Estado do Rio de Janeiro, depois de inicialmente resistir à prisão. A negociação que resultou em sua rendição contou com a participação direta do ministro da Justiça, Anderson Torres, por determinação do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), de quem Jefferson é apoiador.

Os dois policiais federais feridos por estilhaços de granadas lançadas pelo ex-parlamentar, que estava em prisão domiciliar, foram socorridas e estão fora de perigo.

continua após o anúncio

Bolsonaro procurou, já no domingo, distanciar-se de Jefferson, chamando-o de "bandido" por ter disparado contra os policiais.

Após ser preso, Jefferson foi inicialmente levado para a superintendência da Políica Federal no Rio de Janeiro, onde foi registrada a prisão decretada pelo ministro do Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, por descumprimento das medidas restritivas impostas a ele.

continua após o anúncio

Ainda de madrugada, Jefferson passou pelo Instituto Médico Legal (IML) para realização de exame de corpo de delito e posteriormente levado ao presídio de Benfica, onde permanece preso e aguardando a audiência de custódia. A previsão é que a audiência ocorra no início da tarde desta segunda.

"Roberto Jeferson deu entrada no sistema prisional e encontra-se acautelado no presídio José Frederico Marques, em Benfica, onde aguarda, ainda hoje, passar por audiência de custódia", informou a Secretaria de Administração Penitenciaria do Rio de Janeiro.

continua após o anúncio

Se a prisão for mantida, a tendência é que ele seja levado para um presídio destinado para detentos com nível superior. A previsão é que Jefferson fique no complexo de Bangu, na zona oeste.

Moraes havia decretado a prisão de Jefferson por descumprimento de medidas cautelares e, após o ex-deputado disparar e lançar granadas contra agentes da PF, emitiu novo mandado por entender que as atitudes de Jefferson configuram tentativa de homicídio contra os agentes.

continua após o anúncio

O ex-parlamentar só se entregou após oito horas de negociações no domingo. Ele trocou tiros com os policiais federais e lançou três granadas contra eles.

Jefferson estava em prisão domiciliar desde janeiro e proibido de usar as redes sociais. No entanto, em um vídeo publicado nas redes, ele fez ofensas à ministra Cármen Lúcia, do STF, o que motivou a revogação de sua prisão domiciliar e a determinação para que fosse novamente preso.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247