Janine cobra engajamento das federais no ensino
Segundo o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, um dos principais instrumentos do MEC, em educação básica sobretudo, são as universidades federais: “A educação pode ter os seus 18% [das receitas de impostos da União] garantidos pela Constituição, mas uma parcela enorme disso vai para as federais”; ele transfere ainda a responsabilidade aos alunos, ‘sob a ideia de que eles são responsáveis pela educação como um todo, pela chance de estudar e chegar lá, custeados pela sociedade, que inclui os mais pobres’
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – Para o professor de ética e filosofia política da USP Renato Janine Ribeiro, novo ministro da Educação a maior prioridade é a educação básica (ensinos fundamental e médio).
Para isso, ele defende um maior engajamento das universidades federais e de seus alunos: "Um dos principais instrumentos do MEC são as universidades federais", diz. "A educação pode ter os seus 18% [de receitas de impostos da União] garantidos pela Constituição, mas uma parcela enorme disso vai para as federais."
Em entrevista à ‘Folha de S. Paulo’, ele cita ainda a prestação de serviços por alunos da rede pública: “É uma questão da responsabilidade social, no sentido exato de que não há hoje uma formação dos universitários, de que eles são responsáveis pela educação como um todo, pela chance de estudar e chegar lá, custeados pela sociedade, que inclui os mais pobres”.
Segundo ele, "Lula, num primeiro momento, constituiu o Bolsa Família, que deu grandes resultados, mas é claro que está pagando pessoas que não trabalham"; "Num segundo momento, houve a valorização real do salário mínimo, em que a pessoa recebe mais pelo trabalho dela. Agora, estamos enfrentando a questão da produtividade do trabalhador" (leia mais).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247