Infecção hospitalar mata mais de 100 mil por ano
Associao Nacional de Biossegurana (Anbio) revela que, em mdia, 80% dos hospitais brasileiros no fazem um controle adequado para evitar contaminao
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A Associação Nacional de Biossegurança (Anbio) fez uma revelação alarmante: em média, 80% dos hospitais brasileiros não fazem o controle adequado de infecção hospitalar. Cem mil pessoas morrem por ano por conta da contaminação. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo. Por sua vez, a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que as infecções hospitalares atinjam 14% dos pacientes internados no país.
« Esse problema só se resolve com transparência. É preciso saber o que acontece nas unidades, se o profissional se esqueceu de lavar as mãos corretamente, se o paciente fez uso inadequado de antibiótico », disse a jornal Edmundo Machado Ferraz, fundador e presidente da comissão de controle de infecção hospitalar do Hospital das Clínicas da UFPE e consultor da OMS.
Segundo a presidente da Associação Nacional de Biossegurança (Anbio), Leila dos Santos Macedo, é comum ver profissionais de jaleco no refeitório, levando agentes de risco para fora e trazendo outros para o hospital. Além disso, a troca de filtro do ar-condicionado não é feita frequentemente e o pano de chão é usado em mais de uma enfermaria. « O país tem mais de sete mil hospitais e eu diria que 1% tem um programa de biossegurança rotineiro », disse ela ao Globo.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247