Indicações de Kassio Nunes para o STJ podem abrir crise com Gilmar e abalar ligação com o STF, dizem aliados de Bolsonaro

Jair Bolsonaro optou por seguir o aliado Kassio Nunes e indicar os desembargadores Paulo Domingues e Messod Azulay para o STJ. Iniciativa teria desagrado Gilmar Mendes

Gilmar Mendes e Jair Bolsonaro
Gilmar Mendes e Jair Bolsonaro (Foto: Nelson Jr./SCO/STF | REUTERS/Adriano Machado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A indicação dos desembargadores Paulo Domingues e Messod Azulay para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) pode implodir uma dos poucos elos de ligação que Jair Bolsonaro (PL) ainda mantém com o Supremo Tribunal Federal (STF). A nova crise vem na esteira da opção de Bolsonaro por agradar o ministro da Corte Kassio Nunes Marques em detrimento de Ney Bello, indicado por Gilmar e que era o favorito para a vaga. Kássio Nunes é aliado de primeira hora do atual ocupante do Palácio do Planalto e desafeto de Ney Bello. 

De acordo com a Folha de S. Paulo, Bolsonaro procurou Gilmar Mendes em diversas ocasiões “para se aconselhar e manter diálogo com o Judiciário, mesmo nos momentos de maior tensão”. Agora, a avaliação de interlocutores do ministro é que esta relação amigável pode sofrer um abalo e até mesmo significar uma "libertação" para Gilmar, uma vez que Bolsonaro já não ouvia os conselhos do magistrado. 

continua após o anúncio

Agora, as atenções estão voltadas para uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) que tem Gilmar Mendes como relator. A ADPF do governo federal pede a limitação do ICMS nos estados, além de outros 11 questionamentos feitos pelas unidades federativas às alterações na legislação atual. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247