Ideli assume prometendo diálogo

Pacincia e espera foram as palavras-chaves da nova ministra das Relaes Institucionais em seu discurso de posse



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rodolfo Borges_247, de Brasília – Paciência e espera. A nova ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, prometeu utilizar os conhecimentos adquiridos enquanto ministra da Pesca para conduzir as articulações políticas do Palácio do Planalto. Em seu discurso de posse, Ideli disse que seus oito anos como senadora, durante o governo Lula, renderam cicatrizes, mas também a ensinaram a enfrentar as dificuldades “de peito aberto”. “Não me arrependo das lutas, mas sempre ganhei mais batalhas conciliando que divergindo. Serei firme nos princípios e afável na abordagem”, disse.

Ideli prometeu respeito a todos os partidos que compõem a base aliada, mas destacou a necessidade de manter um debate respeitoso também com os partidos de oposição. “Para cada projeto em tramitação, abrirei um canal de comunicação. Meu trabalho será o de conversar, conversar, conversar e negociar”, disse. Durante a posse, a presidente Dilma Rousseff destacou a capacidade de diálogo entre os valores fundamentais de seu governo. “A continuidade das grandes transformações só pode nascer da negociação e da articulação de interesses. Somos um país de grandes diversidades”, disse a presidente, que igualou em importância todos seus ministros ao falar sobre o papel de cada um na erradicação da miséria no país.

Em seu discurso de posse e despedida, o novo ministro da Pesca, Luiz Sérgio fez um balanço dos quatro meses em que atuou na articulação política. “Neste perídio, foram aprovadas 21 medidas provisórias na Câmara e 18 no Senado, 5 projetos de lei do executivo, entre eles as novas regras para o salário mínimo, e 22 acordos internacionais”, disse. “Durante esses meses, busquei sempre o diálogo, me reunido quase que diariamente com deputados e deputadas, senadoras e senadores, prefeitos e prefeitas. Me esforcei para dar encaminhamento a cada solicitação que recebi. Fiz o que era possível”, completou.

continua após o anúncio

Luiz Sérgio disse se sentir “apenas mudando de trincheira para dar continuidade ao mesmo combate de toda minha vida”. E recebeu um alerta da sucessora na Secretaria de Relações Institucionais. “Temos projetos muito bons, mas os orçamentos estão apertados. É necessário fazer muito com muito pouco. Portanto, multiplicar os peixes”, avisou Ideli, que já começa a sofrer a pressão natural do cargo. “O que Ideli fará de bom para o País no novo Ministério? Basta avaliar o que ela fez no anterior, o da Pesca. Alguém sabe?”, questionou o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) em seu Twitter.

Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), Ideli “pretende manter instalado o balcão de negócios” do governo para aprovar regras menos rígidas para a contratação de obras públicas para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. “Ideli já tem na manga uma maneira de negociar com os parlamentares: abrir os cofres do governo, liberando verbas a emendas e distribuindo cargos aos partidos da base”, disse o senador.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247